Dória denuncia ‘esforço’ de Bolsonaro contra chinesa Coronavac
O governador de São Paulo disse que o presidente da República complica o esforço diplomático com ataques a China

Publicado em: 10/05/2021 às 12:24 | Atualizado em: 10/05/2021 às 12:24
“Inapropriadas, inadequadas e inoportunas”, assim classificou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) sobre as manifestações de Jair Bolsonaro contra a China.
A declaração de Dória à imprensa foi feita durante entrega de 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. De acordo com ele, há uma limitação determinada pelo governo da China por razão das declarações do presidente.
Apesar disso, o governador disse que reconhece o esforço diplomático do Carlos França, ministro das Relações Exteriores. Entretanto, ele criticou as falas de Bolsonaro.
“Há um esforço contrário em manifestações conduzidas e lideradas pelo próprio presidente da república, o que torna tudo mais difícil”, afirmou Doria durante entrevista nesta segunta-feira (10).
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, reforçou a ideia e disse que “O que acontece é que não ocorre uma liberação para exportação por parte do governo [da China] e isso que causa um atraso”. No entanto, ele afirma que não há nenhum problema com o contrato nem com a produção de insumos em Pequim.
Para fabricação das novas doses da CoronaVac, é necessário liberação dos insumos. Para isso, Covas espera que até dia 18 de maio. No entanto, se não ocorrer a entrega, haverá um atraso no cronograma de vacinas.
Leia mais no Portal Poder360
Leia mais
Subir a rampa de Bolsonaro é próximo passo da CPI da covid
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo