Documento vazado ligando The Intercept ao PCC foi adulterado

Perícia vê 95% de sinal de fraude em lista divulgada por jornalista da Record e Jovem Pan antes de entrevista com Sérgio Moro.

Viraliza vídeo de Moro: 'Comprar habeas corpus de Gilmar Mendes'

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/03/2023 às 15:22 | Atualizado em: 27/03/2023 às 15:24

Setores da mídia alinhada à Lava Jato, que aderiram ferrenhamente ao bolsonarismo, divulgaram um suposto documento nesta sexta-feira (24) que mostraria uma doação do PCC ao The Intercept Brasil.

É o que aponta o site da Revista Fórum, que destaca a guerra de narrativas em torno da operação da Polícia Federal contra membros do Primeiro Comando da Capital, o PCC.

Segundo informações divulgada pela imprensa, a organização criminosa planejava ataques a autoridades e a Sergio Moro.

Conforme o site, o site The Intercept Brasil foi o veículo responsável pela Vaza Jatoo conluio e as armações de procuradores da Lava Jato, do ex-juiz Sergio Moro.

Assim como de jornalistas cooptados para levar adiante o lawfare que resultou na prisão de Lula – e mais adiante na eleição de Jair Bolsonaro (PL), que alçou o ex-juiz ao cargo de “super ministro” da Justiça.

Dessa forma, portanto, o documento foi analisado pela equipe de Mario Gazziro, professor de computação forense da Universidade Federal do ABC e no MBA na USP, que comprovou que há 95% de chances de que houve adulteração digital.

Resolvemos fazer a análise digital da imagem apresentada pelo site e encontramos grave indício de manipulação digital pela técnica ELA (error level analysis), usando o software forense chamado Sherloq (disponível no github)“, disse Gazziro à Fórum.

Segundo ele, a análise mostra pelo menos 3 linhas adulteradas>

[…]e não me refiro apenas ao contorno em vermelho adicionado à edição, pois o padrão azul indica que o conteúdo dentro dessas linhas não é compatível com o padrão de artefatos de compressão do resto da imagem, demonstrando claramente (e com validade em tribunal) que esse conteúdo foi substituído ou editado.

Leia mais na Revista Fórum.

Leia mais

The Intercept repudia e nega estar em lista de pagamento do PCC

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil