Diretor do Butantan prevê fim da pandemia da covid só para 2023

Segundo Ricardo Palácios, isso não significa que as restrições que o Brasil enfrenta no momento serão mantidas até lá. Haverá flexibilização à medida em que a vacinação avance

Publicado em: 22/04/2021 às 10:05 | Atualizado em: 22/04/2021 às 10:18

A pandemia de coronavírus (covid-19) deve se estender até 2023. A previsão, feita pelo diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios.

Segundo ele, isso não significa que as restrições que o Brasil enfrenta no momento serão mantidas até lá. Haverá uma flexibilização à medida em que a vacinação avance.

“A gente tem que entender que esse vírus veio para ficar. E, como acontece com a influenza [vírus da gripe], nós vamos ter que aprender a conviver com ele”, disse.

Leia mais

Butantan atrasa entrega de 46 milhões de doses da Coronavac

Conforme o especialista, o processo, para ser efetivo, precisa de coordenação global, já que novas variantes podem aparecer e dificultar o processo de vacinação.

Como parte dessa adaptação, Palácios lidera duas iniciativas do Instituto Butantan que tem potencial de ajudar na reversão do quadro de mortes e esgotamento do sistema de saúde.

De um lado, o Butantan produz um soro anticovid. O laboratório também é responsável pelas pesquisas da Butanvac, uma vacina nacional que pode reduzir os custos de produção de imunizantes.

Leia mais no Poder360.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil