Dez estados mais violentos do Brasil são das regiões Norte e Nordeste
Amapá é líder nacional nesse ranking negativo, que inclui também o Amazonas.

Publicado em: 24/07/2025 às 09:26 | Atualizado em: 24/07/2025 às 09:26
O Amazonas está entre os dez estados mais violentos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, conforme dados do Anuário de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Como resultado, os demais são: Amapá, Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Pará, Rondônia e Paraíba.
Do país, o Amazonas é o mais violento, sendo que em 2023 os números apontavam 33,2 e em 2024 ficou em 27,4. Isso representa uma variação de -14,4%.
De acordo com informação do g1, a cidade de Santana (AP), que liderava o ranking em 2023, caiu para o 18º lugar em 2024 após uma queda na taxa de violência, de 92,9 para 54,1 mortes por 100 mil habitantes. A maioria das cidades mais violentas também era da Bahia; seis entre as dez primeiras.
De acordo com o documento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados revelam a persistência “de bolsões de extrema violência”.
“Sobretudo em cidades do Nordeste, onde disputas entre facções criminosas continuam produzindo taxas alarmantes de homicídios”, diz o Anuário.
Assim sendo, a taxa de Mortes Violentas Intencionais considera homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.
A Agência Amazonas divulgou que dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmaram queda de 16,35% no número de homicídios no Amazonas em 2024 em relação a 2023, o que fez com que o estado apresentasse a quarta maior redução na região Norte. Os números constam no Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo MJSP.
Leia mais
Dos mais violentos do país, Amazonas é ignorado nas emendas parlamentares
Amazonas é terceiro estado mais violento do país, diz anuário
Foto: divulgação/SSP-AM