Deputada monta fake news na intenção de enganar sobre vacina da covid

Carla Zambelli fez publicações que davam a entender que o jogador Alphonso Davies, do Bayern de Munique, teve miocardite após vacinação

STF abre inquérito para investigar Zambelli por porte ilegal de arma

Publicado em: 30/01/2022 às 21:17 | Atualizado em: 30/01/2022 às 21:31

De acordo com o Projeto Comprova, é enganoso o post publicado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL) no Facebook, no qual ela faz uma montagem com títulos de reportagens dando a entender que o jogador canadense Alphonso Davies, do Bayern de Munique (Alemanha), teve miocardite por conta da vacina contra a covid-19.

O jogador teve este problema após contrair a doença, como mostra a íntegra de uma das notícias destacadas pela parlamentar.

A conclusão sobre o diagnóstico do jogador foi divulgada oficialmente pelo Bayern de Munique.

No post, a deputada enfatiza o conteúdo com o comentário “Notícias que falam por si só! Tirem suas conclusões!”.

Em contato com o Comprova, a assessoria de Carla Zambelli negou que ela tivesse relacionado este caso de miocardite à vacinação, mas foi esse o entendimento de diversos seguidores que comentaram o post da deputada.

O Comprova classificou o conteúdo como enganoso, porque tira de contexto as informações sobre a miocardite e o diagnóstico feito no jogador do Bayern de Munique, induzindo a conclusões equivocadas.

Para realizar a verificação, a plataforma procurou as reportagens utilizadas por Carla Zambelli na montagem enganosa para entender o contexto em que foram publicadas e o que os textos na íntegra diziam.

Na sequência, buscou dados oficiais de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde, o Food and Drug Administration (FDA) – equivalente à Anvisa nos Estados Unidos – e o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde, órgão de saúde do governo de Portugal.

Além de procurar especialistas e informações no site oficial do Bayern de Munique.

Leia mais na CNN Brasil.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados