Decretado reforço das Forças Armadas a presídios federais

Publicado em: 13/02/2019 Ă s 16:32 | Atualizado em: 13/02/2019 Ă s 16:32

O presidente Jair Bolsonaro e mais trĂªs ministros decretaram, nesta quarta-feira (13), o envio das Forças Armadas para os presĂ­dios de Porto Velho (RO), MossorĂ³ (RN) e BrasĂ­lia para evitar eventual rebeliĂ£o das facções criminosas depois que um comboio de lĂ­deres foi transferido do estado de SĂ£o Paulo (foto) para dois estados e o Distrito Federal. As informações sĂ£o da AgĂªncia Brasil.

O decreto autorizando o envio de soldados foi publicado em ediĂ§Ă£o extra do DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o de hoje (13), dia em que 22 lĂ­deres da facĂ§Ă£o criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram transferidos do presĂ­dio de Presidente Venceslau, no interior de SĂ£o Paulo, para penitenciĂ¡rias federais.

Assinado pelo presidente Bolsonaro e pelos ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Justiça e da Segurança PĂºblica, SĂ©rgio Moro; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o Decreto nº 9.708 estabelece que o efetivo deslocado para os dois estados protegerĂ£o o perĂ­metro de segurança das penitenciĂ¡rias federais em um raio de dez quilĂ´metros.

Os militares atuarĂ£o conjuntamente com as forças de segurança pĂºblica locais, inicialmente entre os dias 13 e 27 de fevereiro.

 

Foto: ReproduĂ§Ă£o/TV Globo/AdĂ­lson Vieira e Luciano Silva