De cada 4, três eleitores cobram Amazônia no plano de governo
Bolsonaro é visto como ruim/péssimo sobre a Amazônia pela metade dos brasileiros

Publicado em: 21/07/2022 às 22:00 | Atualizado em: 21/07/2022 às 22:19
De acordo com recente pesquisa do Instituto PoderData, três em cada quatro eleitores disseram que o candidato a presidente da República que apresentar um plano específico para a proteção da Amazônia tem mais chance de conquistar voto.
Dessa maneira, a proteção da Amazônia, segundo 76% dos entrevistados, precisa estar entre as prioridades dos presidenciáveis.
O PoderData ouviu em junho 3 mil pessoas com 16 anos ou mais. A pesquisa, encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), tem margem de erro de dois pontos percentuais.
A pesquisa deixa claro que a maioria dos eleitores não tem em boa conta o trabalho do governo Jair Bolsonaro (PL) na proteção da região.
A maior parcela dos entrevistados, 48%, considerou ruim ou péssima essa atuação, 22% a consideraram regular, e apenas 19% acham este trabalho ótimo ou bom.
Leia mais
‘Autoridades brasileiras fecham os olhos à Amazônia’, diz Washington Post
Segundo a cientista política Arleth Borges, da Universidade Federal do Maranhão, o resultado mostra que, mesmo em um cenário de agravamento da fome, da inflação e das consequências dramáticas da pandemia sobre a educação, a preocupação dos brasileiros com a floresta amazônica terá peso na decisão do voto.
“A centralidade da pauta da Amazônia se inscreve no plano mais amplo das questões ambientais, cujas tragédias e desequilíbrios têm chegado cada vez mais perto das pessoas, pelos excessos de chuvas ou secas, dependendo da região, pelas enfermidades associadas a desequilíbrios ambientais, e pelos avanços sobre áreas de proteção e de populações tradicionais por parte de empreendimentos madeireiros, agropecuários ou de mineração”, acrescenta Arleth.
Leia mais em Jornal de Brasília.
Foto: EBC