Covid passa da 4ª Ă 8ª causa de mortes no Brasil hĂ¡ dois meses
Doenças isquĂªmicas do coraĂ§Ă£o (como o infarto), cerebrovasculares (como o AVC) e outras doenças circulatĂ³rias foram as principais causas de morte no paĂs

Publicado em: 17/12/2021 Ă s 01:10 | Atualizado em: 17/12/2021 Ă s 01:10
A covid (coronavĂrus) deixou de ser a principal causa de mortalidade no Brasil hĂ¡ dois meses. É o que indica uma comparaĂ§Ă£o dos registros da pandemia de novembro com a mĂ©dia de mortes por todos os outros fatores no mĂªs durante os Ăºltimos 5 anos. A reportagem Ă© do Poder360.
Comparada com a mĂ©dia, a pandemia ocupa agora a 8ª colocaĂ§Ă£o entre os principais causadores de mortalidade no Brasil.
Doenças isquĂªmicas do coraĂ§Ă£o (como o infarto), cerebrovasculares (como o AVC) e outras doenças circulatĂ³rias foram as principais causas de morte em novembro nos Ăºltimos 5 anos.
Foram em mĂ©dia mais de 7.800 Ă³bitos registrados no mĂªs em cada uma dessas categorias.
O Brasil registrou 4.090 mortes por covid em novembro de 2021.
Os dados da data real das mortes pela doença sĂ£o atualizados semanalmente, mas Ă© improvĂ¡vel que alguma nova atualizaĂ§Ă£o faça a covid voltar ao patamar de maior causa de mortalidade.
Para isso, precisaria mais do que dobrar o nĂºmero de mortes identificadas no mĂªs de novembro.
ComparaĂ§Ă£oÂ
Â
O Poder360 comparou a data real das mortes por covid em novembro de 2021 com a mĂ©dia de mortalidade no mesmo mĂªs de 2016 a 2020 de todas as doenças no Brasil.
Os dados de mortes por data real estĂ£o no Â Ăºltimo boletim epidemiolĂ³gico (Ăntegra – 9MB). O levantamento das causas de morte foi obtido de 2016 a 2020 do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) porque ainda nĂ£o hĂ¡ dados computados de mortalidade para todas as doenças nos Ăºltimos meses de 2021.

Ranking
Os dados preliminares de 2021 indicam que, nos 4 primeiros meses do ano, uma de cada 3 mortes foram causadas pela covid.
A pandemia deixou de ser a principal causa de mortalidade (na comparaĂ§Ă£o com a mĂ©dia de mortes por outras doenças) em outubro.
Foram registrados 7.272 Ă³bitos por covid no Brasil no perĂodo.
A mĂ©dia para o mĂªs de mortes por isquemia do coraĂ§Ă£o Ă© de 9.380; a de doenças cerebrovasculares, de 8.470.
Com isso, a covid ficou na 4ª posiĂ§Ă£o entre as maiores causas de morte em outubro. Em novembro, a doença passou a ser a 8ª nesse ranking. Â
Como a diferença para outras doenças, como homicĂdio ou diabetes nĂ£o Ă© grande, Ă© possĂvel que novos registros de mortes que ocorreram em novembro (mas ainda nĂ£o foram feitos) alterem essa posiĂ§Ă£o.
É improvĂ¡vel, porĂ©m, que a covid volte a ser a 1ª causa de mortalidade.
Leia mais no Poder360
Foto: Rovena Rosa/AgĂªncia Brasil