Colisão com Bolsonaro derruba Fachada, 02 da Receita Federal

Publicado em: 19/08/2019 às 20:49 | Atualizado em: 19/08/2019 às 20:49
O subsecretário-geral da Receita Federal, João Paulo Fachada, entrou em rota de colisão com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e acabou perdendo o cargo. Ele se posicionou contra posicionamento do governo na substituição de nomes do órgão.
Segundo a Folha de S.Paulo, a queda de Fachada foi com aval do secretário especial da Receita, Marcos Cintra.
De acordo com a Receita, o novo titular será o auditor-fiscal José de Assis Ferraz Neto, que atualmente está em exercício na área de fiscalização da delegacia da Receita Federal em Recife (PE).
A tendência é de uma troca mais ampla na cúpula da Receita. O clima no órgão é de insurreição contra interferência política de Bolsonaro.
Leia mais
Dois do AM escalados por Bolsonaro para abafa na PF e Receita do RJ
Próximo na mira de Bolsonaro
O próximo da lista negra pode ser o subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Martins. Estaria envolvido em investigações contra familiares de Bolsonaro e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). É remanescente do governo de Dilma Rousseff (PT).
Postos principais da Receita nos estados podem ter mais mudanças. No fim de semana, delegado de alfândega expôs embate por posições estratégicas no Rio de Janeiro.
Há três semanas, o superintendente da Receita no Rio informou ao delegado que recebeu indicação política para o comando da alfândega. Por ter se recusado a fazer a troca, é o superintendente que agora pode perder o cargo.
Essa indicação é o auditor fiscal Gilson Rodrigues de Souza, que tem mais de 35 anos de experiência de fiscalização em Manaus.
Leia mais na Folha.
Leia mais
Chefes da Receita Federal também ameaçam entregar cargos
Foto: Reprodução/TV Globo