CartĂ³rios registram mais mortes por covid de crianças de 5 anos

De acordo com o plano do MinistĂ©rio da SaĂºde, as de 5 anos serĂ£o as Ăºltimas imunizadas, jĂ¡ que a ordem de imunizaĂ§Ă£o indicada Ă© decrescente

Publicado em: 10/01/2022 Ă s 21:10 | Atualizado em: 10/01/2022 Ă s 21:17

Dados inĂ©ditos dos cartĂ³rios de registro de civil do paĂ­s levantados a pedido do UOL revelam que crianças de cinco anos foram as que mais morreram de covid (coronavĂ­rus) em 2020 e 2021 dentro da faixa etĂ¡ria da vacinaĂ§Ă£o infantil (entre 5 e 11 anos).

A imunizaĂ§Ă£o de crianças estĂ¡ prevista para começar na prĂ³xima sexta-feira no paĂ­s.

Segundo o plano elaborado pelo MinistĂ©rio da SaĂºde, as de 5 anos serĂ£o as Ăºltimas imunizadas, jĂ¡ que a ordem de imunizaĂ§Ă£o indicada Ă© decrescente.

De acordo como os dados retirados dos cartĂ³rios, por meio do portal da transparĂªncia da Arpen-Brasil (AssociaĂ§Ă£o de Registradores de Pessoas Naturais), desde o inĂ­cio da pandemia houve 324 mortes de crianças entre 5 e 11 anos com covid-19 no paĂ­s. Dessas, 65 faleceram aos 5 anos de idade, as maiores vĂ­timas entre todas as idades.

Leia mais

A pediatra e diretora da SBI (Sociedade Brasileira de Imunizações) em SĂ£o Paulo, Melissa Palmieri, explica que o as crianças menores estĂ£o mais vulnerĂ¡veis porque estĂ£o menos desenvolvidas que as mais velhas. 

“Quanto menor a faixa etĂ¡ria, mais risco a exposiĂ§Ă£o a doenças infecciosas devido Ă  imunidade ainda estar imatura; ou atĂ© mesmo as prĂ³prias crianças estarem realizando tambĂ©m seus esquemas de vacinaĂ§Ă£o para desenvolvimento do sistema imunolĂ³gico”, diz Palmieri. Ela explica que outro fator importante sĂ£o as doenças congĂªnitas. “SĂ£o casos que vĂªm durante o nascimento, e as causas [de morte] sĂ£o mais precoces”.

Leia mais no UOL

Foto: Camila Batista/Semsa