No Brasil, 2,2 milhões de meninas adolescentes sĂ£o casadas

O Fundo das Nações Unidas para a InfĂ¢ncia (Unicef) aponta que, em nĂºmeros absolutos, o paĂ­s Ă© o quarto do mundo com registros de casamentos infantis

Publicado em: 27/04/2023 Ă s 13:11 | Atualizado em: 27/04/2023 Ă s 13:11

Na Ăºltima semana, veio a tona uma notĂ­cia que revoltou o Brasil, com o casamento do prefeito de AraucĂ¡ria (PR), Hissam Hussein, de 65 anos, com uma adolescente de 16 anos.

Entretanto, apesar da repercussĂ£o, o casamento nĂ£o Ă© ilegal, pois no Brasil Ă© permitido casar a partir dessa idade, se houver consentimento dos pais.

Segundo dados da ONG Girls not Brides, mais de 2,2 milhões de brasileiras adolescentes sĂ£o casadas, o que representa 36% das menores de idade do paĂ­s.

AlĂ©m disso, o Fundo das Nações Unidas para a InfĂ¢ncia (Unicef) aponta que, em nĂºmeros absolutos, o paĂ­s Ă© o quarto do mundo com registros de casamentos infantis.

Mais de 7 mil menores de idade se casaram no Brasil de 2021 atĂ© março deste ano, de acordo com dados enviados ao Correio Braziliense pela AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Em 2021, foram registrados 3.334 casamentos infantis, outros 3.176 ocorreram em 2022 e nos trĂªs primeiros meses de 2023 foram contabilizados 718 casĂ³rios de menores de idade.

Apesar de ter a brecha legal no Brasil, o casamento antes dos 18 anos Ă© visto como uma “violaĂ§Ă£o” pela OrganizaĂ§Ă£o das Nações Unidas (ONU), pois pode prejudicar o alcance da igualdade de gĂªnero e o pleno exercĂ­cio dos direitos femininos.

“O casamento infantil quase sempre precede a gravidez na adolescĂªncia. Em paĂ­ses em desenvolvimento, as meninas que sĂ£o casadas sĂ£o a maioria das que dĂ£o Ă  luz. Estas gravidezes precoces representam riscos sĂ©rios a meninas cujos corpos ainda nĂ£o estĂ£o prontos para a maternidade. Em todo o mundo, complicações da gestaĂ§Ă£o e nascimento de crianças sĂ£o a principal causa de morte de meninas entre 15 e 19 anos”, pontua a ONU.

Leia mais na matéria de Aline Gouveia no Correio Braziliense

Leia mais

Vale do Javari: Rosa Weber pede ações urgentes contra violĂªncia

Foto: Matheus Ferrero / Unsplash