Bolsonaro pede para STF amenizar restrições contra coronavírus
Bolsonaro pede ao presidente da corte, Dias Toffoli, que amenize as restrições, mas Toffoli diz que são exigências da OMS.

Publicado em: 07/05/2020 às 16:03 | Atualizado em: 07/05/2020 às 16:03
O presidente Jair Bolsonaro foi a pé, nesta quinta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir afrouxamento nas medidas contra o coronavírus. De acordo com o G1, Bolsonaro estava acompanhado de ministros e um grupo de empresários.
No encontro, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, disse que a pandemia do coronavírus exigiu medidas restritivas.
Em seguida, citou o isolamento social, recomendada pelas autoridades de saúde.
Entre essas autoridades está a Organização Mundial de Saúde (OMS). Toffoli também sugeriu que as ações sejam. coordenadas entre União, estados e municípios.
Por sua vez, o STF já decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para decidir quais medidas adotar no enfrentamento da pandemia.
Visita surpresa
A ida do presidente ao STF não estava prevista na agenda oficial, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social.
Procurada, a assessoria do STF informou que o encontro com Toffoli foi marcado de última hora. Segundo ela, também não estava previsto na agenda do ministro.
Conforme o blog do Camarotti, integrantes do STF consideraram que o movimento improvisado do presidente foi uma tentativa de constranger a corte.
Além disso, foi também uma tentativa de dividir com o tribunal o ônus dos efeitos da pandemia do coronavírus.
Bolsonaro, por sua vez, permaneceu no STF por cerca de 50 minutos. No encontro, disse que assinou um decreto para ampliar a quantidade de atividades essenciais.
Leia mais no G1
Foto: Marcos Corrêa/PR