Sem convite e sem passaporte, Bolsonaro nĂ£o vai ver posse de Trump

Alexandre de Moraes nega pedido de Jair Bolsonaro para viajar aos EUA, destacando ausĂªncia de convite formal e risco de fuga enquanto seguem as investigações sobre golpe.

Publicado em: 16/01/2025 Ă s 15:30 | Atualizado em: 16/01/2025 Ă s 15:30

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou mais uma vez o pedido de devoluĂ§Ă£o do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pretendia viajar aos Estados Unidos para participar da posse do presidente eleito Donald Trump, em 20 de janeiro. A decisĂ£o mantĂ©m a restriĂ§Ă£o de viagem, imposta desde fevereiro de 2024, como medida cautelar em investigações sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil.

AusĂªncia de convite formal

A defesa de Bolsonaro alegou que a posse de Trump Ă© um evento de “notĂ³ria magnitude polĂ­tica e simbĂ³lica”, mas nĂ£o apresentou prova formal de convite.

Segundo Moraes, nenhum documento foi anexado para comprovar o convite feito por Trump ao ex-presidente, fragilizando a justificativa para a viagem.

Risco de fuga

Na decisĂ£o, Moraes reiterou que a proibiĂ§Ă£o de Bolsonaro deixar o paĂ­s permanece essencial devido aos indĂ­cios de que ele poderia tentar evadir-se para escapar da aplicaĂ§Ă£o da lei penal.

O ministro citou declarações anteriores do ex-presidente e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mencionaram publicamente a possibilidade de asilo político no exterior.

InvestigaĂ§Ă£o sobre tentativa de golpe

O passaporte de Bolsonaro foi retido pela PolĂ­cia Federal (PF) em fevereiro de 2024, no Ă¢mbito das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantĂª-lo no poder.

Bolsonaro e mais 39 pessoas foram indiciados por envolvimento nesse esquema, que teria contado com a participaĂ§Ă£o de aliados e militares.

O caso estĂ¡ em anĂ¡lise pela Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR), com expectativa de denĂºncias ao STF em fevereiro.

PGR reforça ausĂªncia de interesse pĂºblico

O procurador-geral da RepĂºblica, Paulo Gonet, defendeu a manutenĂ§Ă£o da restriĂ§Ă£o, destacando que a viagem nĂ£o possui relevĂ¢ncia pĂºblica.

“A jornada desejada atende a um interesse privado do requerente, sem apresentar necessidade bĂ¡sica ou urgente que justifique a saĂ­da do paĂ­s”, afirmou Gonet.

Leia mais

ConfissĂ£o de governador bolsonarista pode dar cadeia a Bolsonaro e Costa Neto

A cautela do tribunal em permitir a saída de Bolsonaro do Brasil é pertinente enquanto as investigações seguem em andamento.

Leia mais no g1

Foto: Alan Santos/PR