EUA entram com FBI no caso das jĂ³ias vendidas de Bolsonaro
Repercussões e especulações sobre possĂveis consequĂªncias tambĂ©m geraram debates e memes.

Publicado em: 16/08/2023 Ă s 10:24 | Atualizado em: 16/08/2023 Ă s 10:24
As investigações sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avançam no caso das jĂ³ias de luxo desviadas do acervo da UniĂ£o, com a PolĂcia Federal (PF) buscando apoio do FBI para investigar o esquema de lavagem de dinheiro nos Estados Unidos.
De acordo com a agĂªncia internacional de notĂcias Associated Press, a PolĂcia Federal solicitou autorizaĂ§Ă£o para acessar informações bancĂ¡rias de Bolsonaro.
A PF suspeita que Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro possam ter se beneficiado financeiramente com a venda das jĂ³ias, desviando fundos.
A investigaĂ§Ă£o se concentra nas vendas das jĂ³ias, incluindo relĂ³gios, anĂ©is e rosĂ¡rios, que Bolsonaro recebeu de autoridades estrangeiras durante seu mandato.
O FBI tambĂ©m estĂ¡ investigando como empresas e indivĂduos adquiriram os produtos para determinar se eram familiares ou da origem ilĂcita.
Leia mais
JĂ³ias vendidas: falta um tiquinho para PF indiciar Michelle Bolsonaro
A operaĂ§Ă£o recente, chamada de OperaĂ§Ă£o Lucas 12:2, revelou que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e seu pai, CĂ©sar Lourena Cid, estiveram envolvidos na venda das jĂ³ias. A investigaĂ§Ă£o aponta valores que ultrapassam R$ 1 milhĂ£o.
A repercussĂ£o do caso nas redes sociais gerou especulações sobre a possibilidade de Bolsonaro enfrentar a prisĂ£o.
O cenĂ¡rio levou a debates e memes, incluindo imagens do ex-presidente carregando jĂ³ias e negociando produtos.
A colaboraĂ§Ă£o entre as autoridades brasileiras e o FBI pode resultar em iniciações na investigaĂ§Ă£o.
Leia mais no Jornal GGN
Foo: Alan Santos/PresidĂªncia