Novo mico: bolsonaristas usam e-mails de newsletter para alistar civis
Mensagens que circulam nas redes convidam a população a se cadastrar em uma lista de emails que os militares usam

Publicado em: 08/12/2022 às 11:18 | Atualizado em: 08/12/2022 às 11:18
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm divulgado um canal de comunicação do Exército como se fosse um alistamento de civis contra o resultado das eleições.
Mensagens que circulam nas redes convidam a população a se cadastrar em uma lista de emails que os militares usam, na verdade, apenas para enviar um boletim semanal, voltado a reservistas.
O Exército criou a página “Reserva pró-ativa”, em 2015, para receber inscrições de interessados em receber o informativo, chamado de “O Veterano”. Mas políticos e influenciadores bolsonaristas estão promovendo o site como um “cadastramento para civis”, incitando CACs [caçadores, atiradores esportivos e colecionadores] a se inscrever.
Leia mais
Exército ainda avalia se pune militares por insubordinação em público
Aliados de Bolsonaro divulgaram ‘convocação’
Uma das “convocações” foi feita pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado, nomeado por Bolsonaro no mês passado para um mandato de quatro anos na presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
Na última segunda (5), Machado publicou no Twitter o link para a página do Exército e, em seguida, escreveu: “é um cadastramento pra civis que o exército abriu agora. A participação é voluntária, recomendaria a todos os CACs a preencher também”. A grafia original da mensagem foi mantida.
Em nota, o Exército afirmou ter observado a circulação de “convocações equivocadas” ligadas à página Reserva Pró-Ativa, mas informou que elas não partiram da instituição. O texto esclarece que o cadastro serve exclusivamente para o envio do boletim informativo.
Leia mais na matéria de Rafael Neves no UOL
Foto: Reprodução/ Vídeo