Aras exonera e assume lugar de procuradora no CNDH

augusto aras, pgr, senado,

Publicado em: 03/12/2019 às 15:44 | Atualizado em: 03/12/2019 às 15:44

O procurador-geral da República Augusto Aras destituiu a procuradora federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Déborah Duprat, do assento destinado ao Ministério Público Federal (MPF) no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de Damares Alves. As informações são do Uol Política.

No lugar da procuradora, o PGR colocou a si mesmo na cadeira e, como suplente, o procurador Ailton Benedito.

Déborah Duprat é crítica de diversas medidas do governo Bolsonaro. Nos últimos meses, a procuradora assinou notas técnicas contrárias ao decreto das armas, à comemoração do golpe militar de 1964 nos quartéis do Exército e até mesmo contra a indicação de Ailton Benedito, que pode agora assumir sua cadeira na ausência de Aras, à Comissão de Mortos e Desaparecidos.

Em junho, a procuradora deu dez dias para o ministro da Educação Abraham Weintraub divulgar “imediata retratação pública” sobre nota técnica emitida pela pasta na qual “desautoriza” pais, alunos, professores e funcionários a divulgarem ou estimulares protestos pelo direito à educação.

Leia matéria no site Uol.

 

Leia mais

Toffoli nega pedido de Aras e mantém acesso a relatórios sigilosos

 

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil