Apontado especialista em logística, Pazuello não tem formação na área

Também sem especialização ou experiência na área da saúde, Pazuello assumiu o Ministério em maio de 2020, após a saída de Nelson Teich

Governadores debatem cronograma de vacinas com Pazuello

Publicado em: 13/02/2021 às 14:15 | Atualizado em: 13/02/2021 às 14:49

Considerado especialista em logística pelo governo federal, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não tem especialização acadêmica na área. A informação foi revelada pelo Jornal de Brasília. Esta, portanto, teve acesso ao currículo de formação do general.

De acordo com a matéria de Vanessa Lippelt, Pazuello se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) como Oficial Intendente. Ou seja, aquele que “distribui o material de intendência (uniformes, equipamentos individuais, etc) e os diversos tipos de munição e de gêneros alimentícios. 

Além disso, a função proporciona também, em operações, outros serviços como lavanderia e banho.

Nas organizações militares, os intendentes assessoram os comandantes na administração financeira e na contabilidade.”

Como oficial superior, mostra a reportagem, realizou o curso de Comando e Estado-Maior no Exército, e o curso de política e estratégia aeroespaciais, na Força Aérea Brasileira (FAB). Nenhuma das duas formações como oficial superior na área de Logística.

O currículo do ministro que consta no site do Ministério da Saúde, indica que o general “acumula diversas condecorações pelo desempenho do seu trabalho, como a de pacificador, Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Aeronáutico Cavaleiro e Distintivo de Comando Dourado”.

Sem experiência na saúde

Também sem especialização ou experiência na área da saúde, Pazuello assumiu o Ministério em maio de 2020, após a saída de Nelson Teich.

Na época, a pasta publicou um resumo do currículo profissional do general, dando ênfase à sua experiência com logística.

Leia mais em Congresso em Foco

Leia mais

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado