Aluno brasileiro vai muito mal em leitura, ciĂªncias e matemĂ¡tica
Desempenho do paĂs em 2022 ficou muito abaixo da mĂ©dia mundial, em possĂvel efeito da pandemia de covid

Publicado em: 05/12/2023 Ă s 21:19 | Atualizado em: 05/12/2023 Ă s 21:19
Os resultados do Programa Internacional de AvaliaĂ§Ă£o de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgados nesta terça-feira (5), mostraram queda no desempenho de estudantes brasileiros nas Ă¡reas de matemĂ¡tica, ciĂªncias e leitura.
Segundo o relatĂ³rio, 73% dos alunos nĂ£o alcançaram patamar mĂnimo de aprendizagem em matemĂ¡tica, 50% nĂ£o conseguiram em leitura e 55% em ciĂªncias — Ăndices menores que a mĂ©dia dos paĂses da OrganizaĂ§Ă£o para a CooperaĂ§Ă£o e Desenvolvimento EconĂ´mico (OCDE).
A ediĂ§Ă£o de 2022 do Pisa Ă© o primeiro estudo em grande escala com dados sobre como a pandemia afetou o desempenho de estudantes ao redor do mundo.
A Ăºltima rodada da avaliaĂ§Ă£o internacional foi realizada em 2018. No ano passado, quase 700 mil estudantes de 15 anos em 81 paĂses foram avaliados. No Brasil, o programa contou com a participaĂ§Ă£o de 14 mil alunos, em 606 escolas de 420 municĂpios.
O Brasil pontuou 379 em matemĂ¡tica, 410 em leitura e 403 em ciĂªncias. Com esses nĂºmeros, o paĂs ocupa a 65ª, 52ª e 61ª posições nas Ă¡reas do conhecimento, respectivamente. O desempenho brasileiro em 2022 teve queda de cinco pontos em matemĂ¡tica em relaĂ§Ă£o a 2018, trĂªs pontos em leitura e um ponto em ciĂªncias. Apesar das pequenas variações para baixo, a anĂ¡lise da OCDE Ă© a de que as notas se mantiveram estĂ¡veis.
A organizaĂ§Ă£o Todos pela EducaĂ§Ă£o analisa que, se nĂ£o fossem os impactos da pandemia, o Brasil poderia ter avançado nas pontuações, embora o patamar de aprendizagem permaneça baixo.
“Os dados sugerem que o Brasil vinha melhorando seu desempenho nos Ăºltimos anos e os impactos da pandemia ‘neutralizaram’ essa melhoria. Seria uma Ă³tima notĂcia e que, de certa maneira, corrobora com o fato de que apesar da ausĂªncia de um projeto mais completo do ponto de vista nacional na Ăºltima dĂ©cada, passos no sentido correto vinham sendo avançados: expansĂ£o da jornada escolar, maior foco na alfabetizaĂ§Ă£o, instituiĂ§Ă£o da base nacional comum curricular, fortalecimento do Fundeb e mĂºltiplos casos de avanços expressivos em estados e municĂpios de mĂ©dio e grande porte”, destaca.
De acordo com o secretĂ¡rio-geral da OCDE, Mathias Cormann, o Pisa Ă© uma ferramenta de avaliaĂ§Ă£o importante, pois permite que a sociedade conheça a realidade educacional de cada paĂs e promova reformas para melhorar a qualidade do ensino. Singapura obteve o melhor desempenho entre os paĂses avaliados em matemĂ¡tica, ciĂªncias e leitura.
“O Pisa 2022 ajuda a identificar os pontos fortes comparativos dos sistemas educativos que tiveram um bom desempenho apesar dos choques recentes. Isto permite que os decisores polĂticos dos 81 paĂses e economias participantes confiem nestas informações, adaptando-as Ă s suas circunstĂ¢ncias especĂficas, conforme necessĂ¡rio”, ressalta Mathias.
O Pisa avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos. A avaliaĂ§Ă£o mais recente estava planejada para ocorrer em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19. Segundo a OCDE, cerca de metade dos estudantes dos 81 paĂses avaliados sofreram encerramentos de aulas durante mais de trĂªs meses por causa da emergĂªncia sanitĂ¡ria.Â
Leia mais na matéria de Aline Gouveia no Correio Braziliense
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Foto: ReproduĂ§Ă£o/Freepik