Aluno brasileiro vai muito mal em leitura, ciĂªncias e matemĂ¡tica

Desempenho do país em 2022 ficou muito abaixo da média mundial, em possível efeito da pandemia de covid

Publicado em: 05/12/2023 Ă s 21:19 | Atualizado em: 05/12/2023 Ă s 21:19

Os resultados do Programa Internacional de AvaliaĂ§Ă£o de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgados nesta terça-feira (5), mostraram queda no desempenho de estudantes brasileiros nas Ă¡reas de matemĂ¡tica, ciĂªncias e leitura.

Segundo o relatĂ³rio, 73% dos alunos nĂ£o alcançaram patamar mĂ­nimo de aprendizagem em matemĂ¡tica, 50% nĂ£o conseguiram em leitura e 55% em ciĂªncias — Ă­ndices menores que a mĂ©dia dos paĂ­ses da OrganizaĂ§Ă£o para a CooperaĂ§Ă£o e Desenvolvimento EconĂ´mico (OCDE).

A ediĂ§Ă£o de 2022 do Pisa Ă© o primeiro estudo em grande escala com dados sobre como a pandemia afetou o desempenho de estudantes ao redor do mundo.

A Ăºltima rodada da avaliaĂ§Ă£o internacional foi realizada em 2018. No ano passado, quase 700 mil estudantes de 15 anos em 81 paĂ­ses foram avaliados. No Brasil, o programa contou com a participaĂ§Ă£o de 14 mil alunos, em 606 escolas de 420 municĂ­pios.

O Brasil pontuou 379 em matemĂ¡tica, 410 em leitura e 403 em ciĂªncias. Com esses nĂºmeros, o paĂ­s ocupa a 65ª, 52ª e 61ª posições nas Ă¡reas do conhecimento, respectivamente. O desempenho brasileiro em 2022 teve queda de cinco pontos em matemĂ¡tica em relaĂ§Ă£o a 2018, trĂªs pontos em leitura e um ponto em ciĂªncias. Apesar das pequenas variações para baixo, a anĂ¡lise da OCDE Ă© a de que as notas se mantiveram estĂ¡veis.

A organizaĂ§Ă£o Todos pela EducaĂ§Ă£o analisa que, se nĂ£o fossem os impactos da pandemia, o Brasil poderia ter avançado nas pontuações, embora o patamar de aprendizagem permaneça baixo.

“Os dados sugerem que o Brasil vinha melhorando seu desempenho nos Ăºltimos anos e os impactos da pandemia ‘neutralizaram’ essa melhoria. Seria uma Ă³tima notĂ­cia e que, de certa maneira, corrobora com o fato de que apesar da ausĂªncia de um projeto mais completo do ponto de vista nacional na Ăºltima dĂ©cada, passos no sentido correto vinham sendo avançados: expansĂ£o da jornada escolar, maior foco na alfabetizaĂ§Ă£o, instituiĂ§Ă£o da base nacional comum curricular, fortalecimento do Fundeb e mĂºltiplos casos de avanços expressivos em estados e municĂ­pios de mĂ©dio e grande porte”, destaca.

De acordo com o secretĂ¡rio-geral da OCDE, Mathias Cormann, o Pisa Ă© uma ferramenta de avaliaĂ§Ă£o importante, pois permite que a sociedade conheça a realidade educacional de cada paĂ­s e promova reformas para melhorar a qualidade do ensino. Singapura obteve o melhor desempenho entre os paĂ­ses avaliados em matemĂ¡tica, ciĂªncias e leitura.

“O Pisa 2022 ajuda a identificar os pontos fortes comparativos dos sistemas educativos que tiveram um bom desempenho apesar dos choques recentes. Isto permite que os decisores polĂ­ticos dos 81 paĂ­ses e economias participantes confiem nestas informações, adaptando-as Ă s suas circunstĂ¢ncias especĂ­ficas, conforme necessĂ¡rio”, ressalta Mathias.

O Pisa avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos. A avaliaĂ§Ă£o mais recente estava planejada para ocorrer em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19. Segundo a OCDE, cerca de metade dos estudantes dos 81 paĂ­ses avaliados sofreram encerramentos de aulas durante mais de trĂªs meses por causa da emergĂªncia sanitĂ¡ria. 

Leia mais na matéria de Aline Gouveia no Correio Braziliense

Leia mais

PrecatĂ³rios: Lula Ă© autorizado pelo STF a pagar R$ 95 bi ainda neste ano

Foto: ReproduĂ§Ă£o/Freepik