AgĂªncia oferta dinheiro a youtubers para falarem fakes news sobre vacina
Everson Zoio publicou um vĂdeo em seu Instagram levantando dĂºvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer

Publicado em: 28/07/2021 Ă s 18:16 | Atualizado em: 28/07/2021 Ă s 18:26
Uma agĂªncia de marketing ofereceu pagamento para que youtubers de todo o mundo espalhassem fake news sobre vacinas contra a covid-19. Entre eles um brasileiro.
Trata-se de Everson Zoio, que publicou um vĂdeo em seu Instagram levantando dĂºvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer.
No entanto, o vĂdeo foi deletado quando a histĂ³ria veio Ă tona. Ele nĂ£o respondeu aos pedidos de comentĂ¡rio da BBC. Conforme reportagem divulgada pelo Correio Braziliense.
Por outro lado, alguns dos influenciadores que receberam o convite da agĂªncia de marketing denunciaram a tentativa de recrutĂ¡-los.
“Tudo começou com um e-mail”, diz Mirko Drotschmann, um youtuber e jornalista alemĂ£o.
Drotschmann normalmente ignora ofertas de marcas que lhe pedem para anunciar produtos para seus mais de 1,5 milhĂ£o de seguidores.
Segundo ele, portanto, a oferta de patrocĂnio que ele recebeu em maio deste ano foi diferente de qualquer outra.
AgĂªncia Fazze
A agĂªncia, chamada Fazze, pediu que ele promovesse o que ela dizia ser informações vazadas.
Por exemplo, elas sugeriam que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase trĂªs vezes maior que a da Astrazeneca.
Contudo, as informações fornecidas nĂ£o eram verdadeiras.
Rapidamente ficou claro para Drotschmann que ele estava sendo convidado a espalhar desinformaĂ§Ă£o para minar a confiança do pĂºblico em relaĂ§Ă£o a vacinas no meio de uma pandemia.
“ Fiquei chocado”, diz. “E entĂ£o fiquei curioso: ‘O que estĂ¡ por trĂ¡s de tudo isso?”
Oferta semelhante
Do mesmo modo, na França, o youtuber de ciĂªncia LĂ©o Grasset recebeu oferta semelhante.
A agĂªncia ofereceu 2 mil euros (cerca de R$ 12.200) por sua participaĂ§Ă£o, dizendo que estava agindo por um cliente que desejava permanecer anĂ´nimo.
“É um grande indĂcio de algo estava errado”, diz Grasset.
Dessa forma, Grasset e Drotschmann ficaram revoltados com as falsas alegações que foram repassadas.
‘IlĂ³gico’
Mas o jornalista alemĂ£o Daniel Laufer identificou dois influenciadores que podem ter aceitado a oferta.
O primeiro, um youtuber indiano chamado Ashkar Techy, que costuma fazer vĂdeos engraçados sobre carros e namoro.
E o segundo, o brasileiro Everson Zoio. Ele tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, onde o vĂdeo sobre a Pfizer foi publicado, e 12,8 milhões no YouTube.
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Foto: ReproduĂ§Ă£o/Twitter