AgĂªncia oferta dinheiro a youtubers para falarem fakes news sobre vacina

Everson Zoio publicou um vĂ­deo em seu Instagram levantando dĂºvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer

AgĂªncia oferta dinheiro a youtubers para divulgar fakes news sobre vacina
Escrito por Ednilson Maciel

Publicado em: 28/07/2021 Ă s 18:16 | Atualizado em: 28/07/2021 Ă s 18:26

Uma agĂªncia de marketing ofereceu pagamento para que youtubers de todo o mundo espalhassem fake news sobre vacinas contra a covid-19. Entre eles um brasileiro.

Trata-se de Everson Zoio, que publicou um vĂ­deo em seu Instagram levantando dĂºvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer.

No entanto, o vĂ­deo foi deletado quando a histĂ³ria veio Ă  tona. Ele nĂ£o respondeu aos pedidos de comentĂ¡rio da BBC. Conforme reportagem divulgada pelo Correio Braziliense.

Por outro lado, alguns dos influenciadores que receberam o convite da agĂªncia de marketing denunciaram a tentativa de recrutĂ¡-los.

“Tudo começou com um e-mail”, diz Mirko Drotschmann, um youtuber e jornalista alemĂ£o.

Drotschmann normalmente ignora ofertas de marcas que lhe pedem para anunciar produtos para seus mais de 1,5 milhĂ£o de seguidores.

Segundo ele, portanto, a oferta de patrocĂ­nio que ele recebeu em maio deste ano foi diferente de qualquer outra.

AgĂªncia Fazze

A agĂªncia, chamada Fazze, pediu que ele promovesse o que ela dizia ser informações vazadas.

Por exemplo, elas sugeriam que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase trĂªs vezes maior que a da Astrazeneca.

Contudo, as informações fornecidas nĂ£o eram verdadeiras.

Rapidamente ficou claro para Drotschmann que ele estava sendo convidado a espalhar desinformaĂ§Ă£o para minar a confiança do pĂºblico em relaĂ§Ă£o a vacinas no meio de uma pandemia.

“ Fiquei chocado”, diz. “E entĂ£o fiquei curioso: ‘O que estĂ¡ por trĂ¡s de tudo isso?”

Oferta semelhante

Do mesmo modo, na França, o youtuber de ciĂªncia LĂ©o Grasset recebeu oferta semelhante.

A agĂªncia ofereceu 2 mil euros (cerca de R$ 12.200) por sua participaĂ§Ă£o, dizendo que estava agindo por um cliente que desejava permanecer anĂ´nimo.

“É um grande indĂ­cio de algo estava errado”, diz Grasset.

Dessa forma, Grasset e Drotschmann ficaram revoltados com as falsas alegações que foram repassadas.

‘IlĂ³gico’

Mas o jornalista alemĂ£o Daniel Laufer identificou dois influenciadores que podem ter aceitado a oferta.

O primeiro, um youtuber indiano chamado Ashkar Techy, que costuma fazer vídeos engraçados sobre carros e namoro.

E o segundo, o brasileiro Everson Zoio. Ele tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, onde o vídeo sobre a Pfizer foi publicado, e 12,8 milhões no YouTube.

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Foto: ReproduĂ§Ă£o/Twitter