Acesso à internet excluiu maioria dos estudantes na pandemia da covid

Dados são de levantamento da startup Descomplica, divulgado nesta quinta-feira (21), que ouviu 800 pais e responsáveis de estudantes no último mês

Transmissão do projeto ‘Aula em Casa’

Publicado em: 21/10/2021 às 11:59 | Atualizado em: 21/10/2021 às 12:46

O que deveria ser apenas solução, também se tornou obstáculo para estudantes brasileiros durante a pandemia da covid.

As dificuldades no acesso à internet ou até mesmo a falta do recurso aparecem como as maiores barreiras para as aulas remotas, segundo uma pesquisa da startup de educação Descomplica e do Instituto Locomotiva.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (21) e ouviu 800 pais e responsáveis de estudantes dos ensino Fundamental e Médio no país.

Do total, 80% das famílias relataram problemas de infraestrutura (problemas ou falta de internet/equipamentos e dificuldades com plataformas).

Outros 54% esbarraram em barreiras socioemocionais e 16% enfrentaram questões de letramento digital.

Ao todo, 1/3 das famílias também disseram que os filhos não têm equipamentos e cômodos exclusivos para estudar durante a pandemia da covid.

Dessa forma, metade dos alunos (49%) das classes D e E acompanharam as aulas em equipamentos compartilhados com outros membros da família.

O percentual despenca para 23%, quando observados os estudantes mais ricos (classes A e B).

“A gente tem que lembrar que foi uma fase de sobrevivência para muitas famílias, que o celular era usado, às vezes, para algum tipo de atividade econômica e era compartilhado pela criança para assistir a aula. Da mesma maneira, o espaço da casa era compartilhado”, afirma a diretora de pesquisa da Descomplica, Roberta Campos.

Dentro de toda essa realidade, o WhatsApp foi o principal canal de interação dos estudantes com professores e colegas durante a crise sanitária.

De forma geral, a pesquisa também constatou que o apoio das famílias foi fundamental para crianças e adolescentes que conseguiram manter os estudos.

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Foto: Emerson Martinz/Secom