Vanessa Grazziotin aparece em protesto contra Bolsonaro em Manaus

Participantes da passeata gritavam palavras de ordem contra o governo federal e cobravam mais respeito ao meio ambiente e mais recursos para a educação

Vanessa Grazziotin aparece em protesto contra Bolsonaro em Manaus

Publicado em: 19/06/2021 às 19:48 | Atualizado em: 19/06/2021 às 20:07

Em maior número que no protesto passado, manifestantes voltaram a sair às ruas em Manaus na tarde deste sábado (19) para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e a gestão do governo federal perante a pandemia de covid-19. Alguns políticos de esquerda com e sem mandato participaram da manifestação. Como o deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) José Ricardo e João Pedro, ex-senador e a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Vanessa avalia que as manifestações deste sábado refletem um aumento na consciência da população. “Cresce a consciência sobre a necessidade de tirar Bolsonaro pois é dele a responsabilidade pelas 500.868 mortes.
Não podemos mais perder pessoas e assistir a destruição do país, a retirada de direitos e as ameaças à nossa democracia”, destacou.

Sobre a corrida eleitoral, a ex-senador Vanessa Grazziotin disse que “Ainda é cedo para qualquer afirmação, mas é clara a mobilização de Lula”.

A concentração iniciou às 15h, na Praça da Saudade, no Centro Comercial de Manaus, de onde partiram em passeatas por diversas ruas do Centro até o Largo Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

No caminho, os participantes da passeata gritavam palavras de ordem contra o governo federal e cobravam mais respeito ao meio ambiente e mais recursos para a educação.

Também não faltaram críticas ao governo do Estado, motivado por denúncias de corrupção na gestão da pandemia no Amazonas e depoimentos na CPI da covid no Senado que apontou irregularidades na gestão da Saúde no Estado.

Uma das participantes foi a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Beatriz Calheiros. “O governo federal reduziu a verba para educação e não tem ajudado a população brasileira a resistir à fome e ao desemprego em um momento tão crítico para nossa população. Soma-se a isso a política ambiental aqui na região Norte também”, disse.

Grupos de oposição ao presidente foram às ruas pelo país inteiro em manifestações críticas ao governo federal.

Leia mais

Lula faz convocação para seguidores em atos contra Bolsonaro

Organizados por movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos de oposição, os atos pedem o impeachment do chefe do Executivo, a retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e a vacinação em massa da população contra o coronavírus.

Os organizadores disseram ter realizado protestos em mais de 500 cidades do Brasil e do exterior.

Dezenas de milhares de pessoas compareceram a protestos em 24 Estados e no Distrito Federal, segundo registros das redes sociais das entidades participantes. No início da tarde, o País bateu a marca de 500 mil pessoas mortas em decorrência da covid-19, o que passou a ser destacado nos discursos. 

Leia mais no Estadão

Foto: Reprodução Instagram