Rede protocola pedido de impeachment de Ricardo Salles

Publicado em: 23/08/2019 às 17:07 | Atualizado em: 23/08/2019 às 17:07
A Rede Sustentabilidade protocolou, nesta quinta-feira, dia 22, um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do Correio Brasiliense.
O partido acusa o ministro de crime de responsabilidade.
O pedido também indica que Salles cometeu atos incompatíveis com a função “ao perseguir agentes públicos”.
A ideia partiu do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado, e foi acolhida por outros membros do partido como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Oposição.
“Temos que entender que essa medida extrema não surgiu da noite para o dia. Só eu como senador já ajuizei oito ações em desfavor do Ministério do Meio Ambiente. Está havendo um verdadeiro desmonte na área ambiental”, disse Contarato.
De acordo com o senador, o pedido de impeachment de um ministro de estado é inédito no STF.
Os parlamentares também ingressaram com uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
“O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alertou sobre o aumento de 278% de desmatamento da Amazônia. E nada foi feito. A reação foi demitir o diretor. Precisávamos tomar uma posição no sentido de fazer com que cessasse”, disse a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).
Randolfe, por sua vez, afirmou que os argumentos do governo não justificam o que ele classificou de “tragédia” na Amazônia.
Foto: Agência Senado/ Jefferson Rudy