Projeto prioriza vagas a adolescentes sob responsabilidade do estado

Publicado em: 14/09/2019 às 09:34 | Atualizado em: 14/09/2019 às 09:57
Já está pronto para votação na Assembleia Legislativa (ALE-AM) o projeto de lei que prevê prioridade de vagas em cursos profissionalizantes a adolescentes sob a responsabilidade do estado.
O projeto de autoria do deputado Belarmino Lins (PP) recomenda também a inserção profissional e contratos de estágios para esses adolescentes.
Segundo a proposta, são adolescentes institucionalizados todos aqueles que, em virtude de decisão judicial, foram encaminhados para abrigos, casas lares e instituições previamente conveniadas com o estado.
“O projeto, afirmou o deputado, contempla os adolescentes a partir de 14 anos em caráter de aprendizagem e 16 anos nos demais casos”.
A prioridade abrange os cursos profissionalizantes promovidos ou subsidiados pelo governo, bem como a contratação de estagiários no âmbito estadual.
Outro projeto de lei, de autoria do parlamentar, pronto para ser levado à votação, autoriza o estado a isentar pessoas idosas do pagamento de taxas para a confecção da segunda via de documentos roubados.
Para obter o benefício, o idoso deverá apresentar documentação comprovando a idade de 65 anos, bem como cópia da ocorrência policial, autenticada pela autoridade que a emitiu, contendo o registro dos documentos roubados ou furtados.
Leia mais
Câmara e Judiciário debatem Pacto pela Primeira Infância
Foto: Hudson Fonseca/ALE-AM