Pedido de prisão de Bolsonaro aponta plano de fuga para embaixada dos EUA

STF pode determinar também, a qualquer momento, bloqueio de bens de Bolsonaro

Jair Bolsonaro tornozeleira

Publicado em: 23/08/2025 às 20:18 | Atualizado em: 23/08/2025 às 20:23

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (22) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria tentado se abrigar na embaixada dos Estados Unidos.

Farias defendeu que a medida é necessária para garantir a ordem pública durante o julgamento do ex-presidente no STF pela trama golpista, marcado para ter início em 2 de setembro.

O parlamentar citou ainda o fato de Bolsonaro ter descumprimento de medidas cautelares, conforme detalhado no relatório de indiciamento da Polícia Federal tornado público na última quarta-feira (20).

“Está claro, com toda a fundamentação da Polícia Federal no indiciamento, que ele tem descumprido medidas cautelares. Mas o mais grave a gente se centra aqui na discussão da garantia da ordem pública. Eu não tenho dúvida de que esse grupo bolsonarista vai tentar escalar no período do julgamento.”

Além desse argumento, o líder do PT na Câmara afirmou que Bolsonaro estaria planejando abrigar-se em uma embaixada:

“Eu estou aqui nessa coletiva afirmando que nós temos informações de que eles trabalham um plano para Jair Bolsonaro se abrigar na Embaixada dos Estados Unidos. Eu, como deputado federal, sabendo dessas informações que me chegam, eu tenho um dever, como líder da bancada do Partido Trabalhadores, de pedir essa prisão preventiva.”

Na última quinta-feira (21), Lindbergh Farias também pediu ao Supremo o bloqueio de bens de Bolsonaro e familiares após a PF identificar movimentações atípicas de mais de 30 milhões de reais atribuídas ao ex-presidente.

Com informações da Agência Brasil 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil