Ômicron impõe novo recorde mundial de mortes por covid em 4 meses

Em meio Ă  proliferaĂ§Ă£o da Ă´micron pelo planeta, mĂ©dia de novos casos bateu recorde pelo 7º dia seguido. Brasil voltou a ser um dos paĂ­ses com mais infectados e Ă³bitos do mundo

Um mĂªs de aumento de mortes por covid no Brasil

Publicado em: 25/01/2022 Ă s 10:33 | Atualizado em: 25/01/2022 Ă s 10:56

Em meio Ă  proliferaĂ§Ă£o da variante Ă´micron do novo coronavĂ­rus, a mĂ©dia diĂ¡ria de mortes por covid-19 no mundo atingiu o maior patamar em 4 meses, apontam dados do “Our World in Data”, projeto ligado Ă  Universidade de Oxford.

Os dados mostram tambĂ©m que a mĂ©dia mĂ³vel de novos casos bateu recorde pelo 7º dia seguido e passou de 3,4 milhões de infectados por dia nos Ăºltimos sete dias.

O mundo registrou uma mĂ©dia diĂ¡ria de 8.209 mortes na segunda-feira (24), o maior patamar desde 24 de setembro de 2021 (quando a mĂ©dia mĂ³vel estava em 8.358 — e em trajetĂ³ria de queda).

Apesar da alta nos Ă³bitos, o atual patamar estĂ¡ muito abaixo do recorde da pandemia, registrado hĂ¡ praticamente um ano (14,7 mil em 26 de janeiro de 2021).

E, com o avanço da vacinaĂ§Ă£o contra a covid-19, o nĂºmero de vĂ­timas da pandemia nĂ£o tem crescido na mesma proporĂ§Ă£o da explosĂ£o no nĂºmero de infectados.

Brasil

Com a explosĂ£o no nĂºmero de infectados e a alta no nĂºmero de Ă³bitos nas Ăºltimas semanas, o Brasil voltou a ser um dos paĂ­ses com mais casos e mortes por covid do mundo.

A mĂ©dia mĂ³vel de novos casos tambĂ©m bateu recorde pelo 7º dia seguido e passou de 150 mil — a maior jĂ¡ registrada —, segundo o consĂ³rcio de veĂ­culos de imprensa.

A mĂ©dia de Ă³bitos tambĂ©m estĂ¡ em trajetĂ³ria de alta e voltou a ficar acima de 300, o maior patamar desde 31 de outubro.

Leia mais no G1.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Rio da Paz