Ministro pede regulamentação de redes sociais para proteção de crianças

Camilo Santana alerta para crimes digitais no programa Bom Dia, Ministro

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/08/2025 às 17:38 | Atualizado em: 13/08/2025 às 17:38

O ministro da Educação, Camilo Santana, pediu nesta quarta-feira (13 de agosto) para que o Congresso Nacional regule o funcionamento das redes sociais no Brasil, com foco especial naquelas utilizadas por crianças e adolescentes.

Segundo o ministro, essas plataformas digitais “estimulam, não só a pedofilia, mas também o a violência, o uso de armas, o crime e às ações antidemocráticas”.

Santana ainda esclareceu que a regulamentação não deve ser confundida com restrição à liberdade de expressão.

“O que está acontecendo hoje, muitas vezes, nas redes sociais é crime e está, inclusive, [previsto] em lei. A lei que vale para o mundo real, o analógico, é a mesma lei que tem que valer para o mundo digital”.

Além da atuação do poder público, o ministro destacou a importância da responsabilidade familiar. Ele defendeu que os pais restrinjam o tempo de uso de telas em geral, incluindo celulares, computadores, televisões, tablets e telefones portáteis.

Santana alertou que, embora muitos pais considerem seus filhos protegidos dentro de casa, é preciso ter uma “preocupação muito grande com seus filhos nesse mundo virtual de hoje”.

Leia mais

Vídeo de Felca pressiona Câmara a pautar ‘adultização de crianças’

Saiba mais em Agência Brasil.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil