Lula reage a Trump: ‘Brasil é soberano e não aceita ser tutelado’
O presidente alertou que qualquer aumento unilateral de tarifas será respondido conforme a Lei de Reciprocidade Econômica brasileira

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/07/2025 às 19:50 | Atualizado em: 09/07/2025 às 22:32
Em resposta a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feitas em rede social nesta quarta-feira (9), o presidente Lula (PT) reafirmou a soberania do Brasil e a independência de suas instituições.
“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, rebateu Lula.
Mais cedo, o presidente americano anunciou uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil pelos EUA, com vigência a partir de 1º de agosto de 2025.
Segundo Trump, a medida tem três principais pontos com base: o tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ele chamou de “caça às bruxas”, censura às plataformas de redes sociais norte-americanas no Brasil, além de uma suposta relação comercial injusta entre os dois países.
Em nota, Lula destacou que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado é de competência exclusiva da Justiça brasileira e não será influenciado por ingerências externas.
Ele também defendeu o combate a conteúdos ilegais nas plataformas digitais, como discurso de ódio, racismo, pornografia infantil, fraudes e ataques à democracia.
O presidente brasileiro ainda refutou Trump sobre um suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil e afirmou que, segundo dados oficiais do próprio governo norte-americano, os EUA acumulam superávit de US$ 410 bilhões na balança de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos.
Segundo Lula, qualquer aumento unilateral de tarifas será respondido conforme a Lei de Reciprocidade Econômica brasileira.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República