Ligações abusivas de telemarketing caem pela metade, diz Anatel

Uma decisĂ£o de junho buscou barrar o crescimento das robocalls, em que robĂ´s disparam milhares de ligações por dia

Publicado em: 06/08/2022 Ă s 12:31 | Atualizado em: 06/08/2022 Ă s 12:53

A Anatel (AgĂªncia Nacional de Telecomunicações) informou nesta quinta-feira (04) que o nĂºmero de chamadas automĂ¡ticas caiu para menos da metade apĂ³s a regra que acabou com a gratuidade de ligações com menos de trĂªs segundos.

A decisĂ£o de junho buscou barrar o crescimento das robocalls, em que robĂ´s disparam milhares de ligações por dia. As empresas tiveram 30 dias para se adequar Ă s regras.

O volume de chamadas caiu de 1,21 bilhĂ£o na semana da publicaĂ§Ă£o da medida, em 6 de junho, para cerca de 550 milhões na terceira semana de julho, uma queda de cerca de 55%.

“Os dados semanais indicam queda consistente e constante no volume de chamadas curtas geradas nas redes dessas prestadoras”, disse a Anatel, em nota.

Nos 30 dias anteriores Ă  decisĂ£o, a Anatel identificou 376 usuĂ¡rios que fizeram mais de 100 mil chamadas curtas em um dia.

Ao todo, foram 4,2 bilhões de ligações do tipo no período.

Segundo a agĂªncia, os principais agentes sĂ£o empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e do setor financeiro (bancos, empresas de crĂ©dito e cobrança).

O Ă³rgĂ£o tambĂ©m observou ocorrĂªncias com empresas de varejo, turismo, supermercados e entidades que pedem doações.

A Anatel ainda informou ter bloqueado os recursos de telecomunicações de 186 empresas por 15 dias por infringirem o limite de 100 mil chamadas curtas diĂ¡rias.

Em nota, a agĂªncia disse que o bloqueio nĂ£o Ă© de natureza sancionatĂ³ria, mas para interromper o uso indevido das redes e o incĂ´modo aos consumidores.

No inĂ­cio de junho, a Anatel determinou que as teles deveriam enviar a lista de empresas que geraram a partir de 100 mil chamadas por dia de atĂ© 3 segundos. Elas seriam alertadas para cessarem a prĂ¡tica sob pena de bloqueio e multa, que pode chegar a R$ 50 milhões.

As teles, entĂ£o, devem começar a bloquear esse tipo de usuĂ¡rio e passar a informar a agĂªncia reguladora quinzenalmente sobre os bloqueios feitos e novos nĂºmeros suspeitos.

A permissĂ£o da cobrança por ligações a partir do primeiro segundo integra uma sĂ©rie de ações da Anatel nos Ăºltimos meses para conter ligações indevidas e a prĂ¡tica do telemarketing abusivo.

TambĂ©m em junho, o prefixo 0303 passou a ser obrigatĂ³rio nas ligações de telemarketing ativo, para vendas de produtos ou serviços, feitas de telefone fixo. Desde o dia 10 de março, as operadoras foram obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares.

Leia mais em GazetaWeb.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o