Governo Lula quer 270 contas deletadas do Twitter

Mapeamento feito pelo Ministério da Justiça mostrou contas do Twitter que vinculam hashtags relacionadas a ataques contra escolas

Google - fake news ministro da Justiça, Flávio Dino

Mariane Veiga

Publicado em: 09/04/2023 às 13:06 | Atualizado em: 09/04/2023 às 22:55

O governo federal solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que vinculam hashtags relacionadas a ataques contra escolas.

A decisão, de acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi resultado de um mapeamento feito pelo grupo interministerial instaurado após a tragédia ocorrida na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC).

A tragédia ocorreu na última quarta-feira (5), causando a morte de quatro crianças.

De acordo com o ministro, os autores das postagens e os conteúdos postados estão sob investigação.

Flávio Dino utilizou sua conta na mesma rede social para relatar que foram cumpridos mandados de busca com a apreensão de sete armas e a prisão de suspeito, sem, contudo, detalhar onde as ações foram realizadas.

Além das contas no Twitter, o governo também solicitou para a plataforma Tik Tok retirar do ar duas contas que, de acordo com o ministério da Justiça, estavam viralizando conteúdo que incitava medo nas famílias.

O combate à disseminação do discurso de ódio nas redes sociais é uma das principais metas do governo Lula da Silva (PT).

Leia mais no Congresso em Foco.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República