Do Val tenta quebrar acordo com Alcolumbre para ficar sem tornozeleira
Senador tenta voltar antes do combinado, reacende crise com STF e perde apoio do chefe do Congresso
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/11/2025 às 09:06 | Atualizado em: 03/11/2025 às 09:09
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) rompeu o acordo firmado com Davi Alcolumbre (União-AP) para permanecer afastado do Senado Federal até 2026. A tentativa feita na semana passada de retomar o mandato antes do previsto fracassou e colocou o parlamentar em novo confronto político.
O entendimento havia sido articulado por Alcolumbre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, impor a tornozeleira eletrônica a Do Val, em agosto, por ter viajado ao exterior sem autorização judicial.
A medida provocou reação no Senado, com aliados classificando-a como “abusiva”.
Para encerrar a crise, Alcolumbre negociou com Moraes: Do Val ficaria licenciado até 2026, sob o pretexto de cuidar da saúde, e em troca o STF retiraria a tornozeleira. O acordo foi aceito e a medida suspensa.
Ao descumprir o pacto, Do Val tentou reassumir o mandato, mas foi barrado por Alcolumbre, responsável por validar o retorno. O gesto fez o senador perder apoio político e voltar a se expor a novas ações do STF.
Saiba mais em Veja.
Leia mais
Senado afasta Marcos do Val por 115 dias; senador segue recebendo salário
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
