Após tornozeleira de Bolsonaro, Trump já pensa em desistir do tarifaço de 50%

Diplomata diz que medida deve ser, pelo menos, adiada para depois de 1⁰ de agosto

Publicado em: 19/07/2025 às 13:08 | Atualizado em: 19/07/2025 às 13:08

O governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, pode postergar a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para 1º de agosto.

Segundo o jornal O Globo, o sinal de possível adiamento foi dado por Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, durante reunião com o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso.

Essa não seria a primeira vez que o governo Trump adia a aplicação de tarifas. Em abril, o presidente norte-americano havia anunciado medidas semelhantes contra mais de 180 países, previstas para o mês seguinte, mas acabou adiando o início das sanções como estratégia de negociação com os afetados.

Além da tarifa de 50%, Trump também confirmou nesta semana que iniciará uma investigação comercial contra o Brasil, com base em uma lei que permite aos EUA adotarem medidas unilaterais em política de comércio exterior.

Trump impôs taxação ao Brasil por causa do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por tentativa de golpe. Pelo risco de fuga e obstrução de investigações, Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18).

Leia mais em Carta Capital.

Foto: Embaixada dos EUA/divulgação