Ameaças à ZFM trazem vozes por Pauderney deputado

Ambev

Publicado em: 30/10/2018 às 06:57 | Atualizado em: 30/10/2018 às 13:40

Os primeiros sinais de que o governo Bolsonaro (PSL) e os novos governadores poderão dar dor de cabeça à Zona Franca de Manaus (ZFM) fizeram surgir tímidas vozes, por enquanto, sugerindo que haja uma movimentação que possa garantir a volta do deputado federal Pauderney Avelino (DEM), não reeleito, à Câmara dos Deputados.

O parlamentar é considerado especialista em matéria de Zona Franca e tem a garantia de Bolsonaro de que irá compor seu governo.

 

Hipótese remota

Para assumir o cargo, porém, Pauderney teria chances remotas e dependeria do governador eleito Wilson Lima (PSC), a quem não apoiou nem no primeiro nem no segundo turno. Além disso, segundo suplente de sua coligação, ele dependeria da disposição de um dos eleitos deixar o cargo por outra função e de uma acomodação da primeira suplente, Conceição Sampaio (PSDB), em algum lugar.

 

Ameaças iminentes

As vozes que querem Pauderney na Câmara passaram a considerá-lo como necessário depois que o governador reeleito Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, deu entrevista à Globo sinalizando que pretende abrir uma batalha fiscal para atrair empresas para seu estado e que o governador eleito de Brasília Ibaneis Rocha (MDB) disse que pretende reivindicar uma Zona de Livre Comércio no DF, colocando no mercado produtos importados que concorreria com produtos do Polo Industrial de Manaus.

Além disso, as propostas econômicas de Bolsonaro mostram que o Amazonas precisará ficar atento ao que ele pretende implementar em seu governo com a reforma tributária que pretende realizar já em 2019.

 

Foto: BNC AMAZONAS

 

Tags