AM puxa para baixo em Saúde e Ipixuna é o pior município, diz Firjan

Publicado em: 29/06/2018 às 07:50 | Atualizado em: 29/06/2018 às 07:50

O Município de Ipixuna, no Sudoeste do Amazonas, ficou no último lugar do ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), referente a 2016. O índice Firjan é avaliado a partir de três parâmetros: saúde,educação básicas e geração de  emprego formal e renda.

Saúde

Ipixuna ficou com 0,3214. Quanto mais perto de 1, mais desenvolvido o município. Segundo o estudo, a cidade foi mal avaliada, sobretudo, pela baixa qualidade do atendimento básico de saúde.

“Amazonas puxa para baixo”

De acordo com o Firjan, em Saúde, o destaque fica com o Rio Grande do Sul, que possui 85% dos municípios com grau máximo de desenvolvimento. Mas, o estudo destaca que “novamente, as desigualdades regionais jogaram o índice para baixo (0,7655)”. O Firjan mostra que os Estados que mais contribuem para este baixo índice são Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia, que estãi entre os piores.

Má gestão de recursos

“Não estamos falando de falta de recursos, porque boa parte das verbas direcionadas para educação e saúde leva em conta o número de pessoas atendidas nessas áreas. Isso chama a atenção para a necessidade de melhorar a gestão dos serviços”, analisa Jonathas Goulart, coordenador de Estudos Econômicos da Federação.

Foto: Arquivo BNC