Alckmin vĂª ‘in loco’ 10ª maior vazante da histĂ³ria do rio Negro
Presidente em exercĂcio e ministros visitam o rio Negro para avaliar a crise ambiental e humanitĂ¡ria em Manaus, decorrente da dĂ©cima maior vazante da histĂ³ria.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 04/10/2023 Ă s 09:35 | Atualizado em: 04/10/2023 Ă s 09:36
O vice-presidente da RepĂºblica, Geraldo Alckmin, e seis ministros viram ‘in loco’ no inĂcio da manhĂ£ desta quarta-feira (04/10) o nĂvel da vazante do rio Negro, em Manaus. E ficou sabendo que a seca em andamento jĂ¡ Ă© a dĂ©cima maior da histĂ³ria.
Alckmin disse que o objetivo Ă© levantar informações sobre a crise humanitĂ¡ria decorrente da estiagem, e assim direcionar os recursos e planos para amenizar os problemas causados aos amazonenses.
AtĂ© o final da manhĂ£, o vice-presidente tem agenda com o governador Wilson Lima e prefeitos dos principais municĂpios atingidos.
Leia mais
Alckmin e seis ministros visitam Ă¡reas atingidas pela seca no Amazonas
AviĂ£o de combate a incĂªndios
O Governo do Amazonas iniciou processo para compra de um aviĂ£o especialmente equipado para combater incĂªndios florestais.
A aeronave custaria R$ 16 milhões, conforme fonte do governo. A verba para compra sairĂ¡ do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂºblica.
A articulaĂ§Ă£o pelo recurso foi feita pelo senador Omar Aziz (PSD), diante da crise ambiental por que passa o Amazonas.
Essa crise se mostra com uma estiagem com calor extremo, vazante severa dos rios, incĂªndios florestais e agora a mortandade de peixes. Por exemplo, a elevada morte de botos, das espĂ©cies rosa e tucuxi, em lago do municĂpio de TefĂ©.
Foto: BNC Amazonas