Advogada do Amazonas se candidata a ministra do STJ

Ela disputa a vaga com mais 33 advogados para repor espaço aberto pelo ministro Felix Fischer, aposentado na compulsória

Elaine Bezerra de Queiroz Benayon, candidata a ministra

Neuton Correa

Publicado em: 12/05/2023 às 07:16 | Atualizado em: 22/05/2023 às 10:29

A advogada Elaine Bezerra de Queiroz Benayon (OAB/AM 3.456) está na disputa por vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ela integra a lista de 34 nomes divulgados ontem pela Ordem que querem substituir o ministro Felix Fischer, na cota da entidade.

Elaine é professora de Direito, especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Ciesa, por onde também se graduou em 1999.

Em 2018, a advogada se candidatou a presidente da OAB-AM. Neste mesmo ano, ela tentou ser desembargadora do TJ-AM, mas o escolhido foi Délcio Santos.

Primeira triagem

O resultado da primeira triagem, no âmbito da OAB, acontece hoje, com a divulgação dos 12 nomes que seguirão adiante na disputa pelo cargo de ministro.

Mas ainda haverá a formação da lista sêxtupla, até a escolha final, que caberá ao presidente Lula.

Concorrência

A amazonense disputa com nomes como Otavio Luiz Rodrigues Junior, apoiado pelo ministro Dias Toffoli; Daniela Rodrigues Teixeira, afilhada de Rui Falcão (PT-SP) e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e Luís Cláudio da Silva Chaves, ex-assessor jurídico de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Foto: Instagram