Wilson suspende viagens oficiais de servidores para fora do Estado
Eventos do governo serão adiados ou readequados. Medidas são parte prevenção e controle do novo coronavírus

Publicado em: 15/03/2020 às 08:38 | Atualizado em: 15/03/2020 às 08:56
O governador Wilson Lima (PSC) determinou a suspensão de viagens de servidores estaduais para fora do Estado.
De acordo com ele, só serão permitidos deslocamentos de extrema necessidade.
Assim, eventos realizados pelo governo serão readequados ou adiados.
As medidas fazem parte das ações de prevenção e controle do novo coronavírus.
Em pronunciamento em suas redes sociais neste sábado, dia 14, Wilson afirmou que não há motivo para pânico.
Porém, o momento requer atenção de todos para as medidas de prevenção, como lavagem frequente das mãos com água e sabão e uso de álcool gel, bem como evitar aglomerações de pessoas e compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Aulas suspensas
Além disso, Wilson afirmou que estão suspensas as atividades da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), pelo período de quatro semanas, prorrogáveis.
A suspensão é necessária para resguardar a saúde das pessoas atendidas pela instituição, principalmente idosos acima de 60 anos, grupo vulnerável ao agravamento de casos de síndromes respiratórias, em especial Covid19.
Informações
Wilson Lima recomendou que a população busque nos sites e redes sociais de órgãos governamentais todas as informações sobre medidas de prevenção, onde buscar atendimento em casos de sintomas e as ações das autoridades de saúde.
Os canais que podem ser consultados são os sites, portais e redes sociais do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e do Ministério da Saúde.
Confira o vídeo com o pronunciamento do governador.
O governador recomendou, ainda, o adiamento de eventos que reúnem muitas pessoas, organizados pela iniciativa privada e outras instituições ou entidades.
Primeiro caso
Sobre o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado no Amazonas, Wilson Lima afirmou que as autoridades de vigilância e saúde do Estado permanecem monitorando o quadro de saúde da mulher.
A saber, ela permanece em isolamento doméstico, com sintomas brandos da doença.
O governador ressaltou que a rede de assistência do Estado está preparada para o atendimento caso haja pacientes infectados pelo novo vírus.
O exame da paciente diagnosticada foi realizado, com resultado em menos de 24 horas, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas, (Lacen-AM), que foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento na semana passada.