Wilson determina FVS para triagem de passageiros no Eduardo Gomes

Decreto do governo é para identificar suspeitos de coronavírus

Vinci leva aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga e de capitais do Norte

Publicado em: 26/03/2020 às 18:13 | Atualizado em: 26/03/2020 às 18:13

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) passará a atuar no controle dos passageiros. Dessa forma fiscalizando os desembarques no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A partir disso poderão serem identificadas possíveis pessoas com sintomas de Covid-19.

Logo em seguida será orientado sobre a quarentena obrigatória a todos. Bem como os que chegam a Manaus vindo de outros estados ou países. Sobretudo irá se adotar medidas cabíveis.

A princípio a determinação está no Decreto nº 42.117, assinado pelo governador Wilson Lima. Portanto, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 25.

O controle de passageiros que chegam à capital amazonense pelo Aeroporto Eduardo Gomes atualmente é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme o decreto estadual, a FVS-AM atuará de forma suplementar na fiscalização das pessoas, que desembarcam no local. Dessa forma visando intensificar as ações de combate à disseminação do novo coronavírus no estado.

Segundo o decreto, todos os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Eduardo Gomes, sintomáticos ou não, deverão cumprir obrigatoriamente a quarentena. Este conforme determinado pela autoridade sanitária estadual.

Leia mais

Amazonenses que vivem na Europa falam de rotina devido ao coronavírus

 Medidas para empresas

As empresas de aviação civil com voos aterrissando no aeroporto de Manaus, por sua vez, ficam obrigadas a distribuir formulários de avaliação das condições de saúde. Estes elaborados pela FVS, para preenchimento pelos passageiros durante o vôo e entrega no momento do desembarque.

O dispositivo legal ainda concede aos agentes da FVS o poder de polícia administrativa, inerente às suas competências legalmente estabelecidas, a fim de prevenir os riscos e garantir a salvaguarda da saúde pública.

 

Foto: Divulgação

 

Leia mais

Coronavírus se alastra pelo interior do AM, que já soma 67 casos