Wilson reúne com chanceler do Vaticano e define encontro após Sínodo

Publicado em: 24/09/2019 às 10:25 | Atualizado em: 24/09/2019 às 10:36

O governador Wilson Lima (PSC) e o o chanceler da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, monsenhor Marcel Sorondo, definiram a realização de um encontro com governadores da Pan-Amazônia em 28 de outubro, um dia após o final do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

A agenda foi marcada nesta segunda-feira, dia 23, em Nova Iorque, no intervalo do evento da Organização das Nações Unidas (ONU) com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes.

“Acertamos, nesta reunião, detalhes de um grande encontro com governadores da Amazônia, não só da Amazônia brasileira, mas dos países que também abrigam parte da floresta amazônica, além de representantes de instituições que, de alguma forma, podem fomentar investimentos na região”, disse Wilson Lima, ao ressaltar que o encontro deve acontece logo após o final do Sínodo e deve resultar, ainda, em uma carta de compromissos dos governadores alinhada com representantes da igreja Católica sob a liderança do Papa Francisco.

 

Leia mais 

Na ONU, Wilson diz que, sem sustento, amazônida vai derrubar árvores

 

Neste ano, o Sínodo contará com 250 participantes, entre bispos da Igreja Católica, especialistas, líderes indígenas e representantes laicos, e terá como tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Além de Wilson Lima e Waldez Góes, participaram da reunião em Nova Iorque o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira e o presidente da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana.

O convite aos governadores será feito pela Chancelaria do Vaticano, em conjunto com o Consórcio Interestadual de Governadores da Amazônia, presidido pelo governador Waldez Góes.

 

*Com foto e informações da Secom.