Wilson espera reunir com bancada e Guedes para tratar do IPI de concentrados

Governador entende que o incentivo fiscal para segurar as indústrias e os empregos no Amazonas deve ser de 8%

Publicado em: 24/01/2020 às 17:22 | Atualizado em: 24/01/2020 às 17:24

por Israel Conte, da redação

 

O governador Wilson Lima (PSC) disse que está na expectativa de uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a bancada federal do Amazonas para tratar da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do setor de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Ele [Paulo Guedes] está em Davos e assim que chegar, semana que vem, há uma expectativa para que a gente possa sentar juntamente com a bancada federal para entender como vai ficar a questão dos concentrados”, disse nesta sexta-feira, dia 24, durante evento de entrega de R$ 600 mil em equipamentos e veículos a instituições sociais.

Wilson entende que o incentivo fiscal para segurar as indústrias e os empregos no Amazonas deve ser de 8%.

 

Leia mais 

Bolsonaro reafirma que IPI de concentrados cai devagar, até ser extinto

 

O presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que o IPI dos concentrados da ZFM será de 8% em 2020, mas que cairá para 4% até 2022. Para o governador, a medida tirará o emprego de mais 9 mil trabalhadores.

“O percentual de 8% dá condições de competitividade às empresas que estão aqui. Naturalmente que a gente queria 10%, mas 8% faz com que as empresas continuem aqui. E sobretudo, que os empregos de 9 mil pais de família sejam mantidos”, destacou o governador.

Wilson também disse que é necessário “haver sensibilidade do governo federal” em entender que a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional.

“E há essa compensação tributária por conta da nossa logística. É diferente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais que estão do lado dos mercados consumidores”, concluiu.

 

Foto: BNC