TRF2 faz Planalto cancelar cerimônia de posse de ministra do Trabalho

Publicado em: 09/01/2018 às 14:03 | Atualizado em: 09/01/2018 às 14:03

Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2) negou recurso da Advocacia Geral da União (AGU) que pedia para manter a posse de Cristiane Brasil (PTB-RJ), indicada pelo presidente Michel Temer para o Ministério do Trabalho.

Com a decisão, os assessores do Palácio cancelaram a cerimônia, prevista para ocorrer na tarde desta terça-feira (9).

Muitos convidados já estavam chegando ao local.

Antes mesmo de saber o resultado, Temer reuniu-se com Cristiane e com o pai dela, Roberto Jefferson, que é presidente do PTB.

De acordo com informações do blog da Andréia Sadi, no portal G1, o governo já discute recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais cedo, o presidente do tribunal, desembargador André Fontes, se declarou suspeito para julgar o recurso impetrado pela AGU, e solicitou o envio urgente do processo para o vice-presidente da corte, o desembargador Guilherme Couto de Castro.

André Fontes é desembargador do TRF-2, desde 15 de fevereiro de 2001, decorrente da vaga destinada ao quinto constitucional para o Ministério Público Federal, no qual permaneceu de 15 de dezembro de 1989 até 14 de fevereiro de 2001, como procurador da República e, posteriormente, como procurador regional da República.

A decisão que barrou a posse da ministra tem caráter liminar e foi dada, nessa segunda-feira (8), pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), que acolheu ação popular contra a nomeação da filha de Roberto Jefferson para o cargo.

Segundo o magistrado, a indicação de Cristiane fere o princípio da moralidade administrativa.

Foi estipulada multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão.

 

Condenação

Cristiane Brasil foi condenada em 2016 a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com seu ex-motorista, Fernando Fernandes.

Ele afirma ter trabalhado sem carteira assinada e cumprido jornadas de trabalho de cerca de 15 horas por dia.

Fonte: Política ao Minuto

 

Foto:  Reprodução/Congresso em Foco