TJ-AM derruba censura do senador Eduardo Braga contra Tiradentes
Tiradentes vem denunciando temas ligados ao senador que têm ampla repercussão na mídia nacional, mas somente o jornalista é censurado

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/03/2022 às 21:09 | Atualizado em: 04/03/2022 às 21:09
O jornalista Ronaldo Tiradentes, do programa “Manhã de Notícias”, divulgou vídeo em redes sociais em que afirma que a Justiça derrubou censura imposta aos veículos da rede a pedido do senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Conforme a vítima da censura de Braga, a decisão é do desembargador Paulo Lima, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
Dessa forma, a ordem cassa a censura à liberdade de expressão e de imprensa determinada por juízes do estado, a pedido do senador.
Tiradentes vem denunciando temas que têm ampla repercussão na grande mídia nacional. O senador, contudo, não procura calar esses veículos. Por exemplo, Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, e outros.
Braga, portanto, entulha o Judiciário amazonense contra Tiradentes, principalmente, e o seu parceiro no “Manhã de Notícias”, o site BNC Amazonas.
Como resultado, além de sofrer a devida contestação em recursos à Justiça, o senador mereceu repúdio de toda a mídia do Amazonas (excetuando aqueles veículos que lhe são parceiros) e até em nível nacional, via Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
A entidade, em nota de repúdio, lembrou decisões tomadas por juízes contra Tiradentes, censurando a divulgação de fatos, expressões e nomes de pessoas ligadas a Braga. E afirmou que essas sanções podiam sim configurar censura e “impedem o pleno exercício do jornalismo pela rede”.
Além disso, Tiradentes denunciou intimidação em uma das notificações, a da liminar do desembargador Elcy Simões. A oficial de Justiça, no cumprimento de mandado, se fez acompanhar de policiais militares. E foi ao local de trabalho e à casa do jornalista.
Só não contava, a oficial e quem lhe deu ordem para o aparato policial, que Tiradentes ia filmar o ato e divulgar nas redes sociais.
Em síntese nesta sexta (4), Tiradentes disse que a censura foi derrubada e que vai continuar a denunciar tudo que existe de podre na vida de Braga.
Por exemplo, as suspeitas ligações do ex-governador com o empresário Lírio Parisotto, o crescimento meteórico da sua fortuna e tudo o que aconteceu nos bastidores de privatização da Amazonas Energia. São assuntos, portanto, já divulgados pela imprensa que continuarão a ser mostrados à sociedade.
Além disso, o jornalista disse que vai denunciar o senador pelo que considera crimes, como a exposição de seus familiares.
Braga é pré-candidato ao Governo do Estado.
Veja o vídeo
Leia mais
Foto: BNC Amazonas