TCU é alertado por general de fraude no Exército com empresa suspeita
Ao Ă³rgĂ£o foram apontadas possĂveis fraudes em contratos milionĂ¡rios.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 26/12/2024 Ă s 09:40 | Atualizado em: 26/12/2024 Ă s 09:40
O Tribunal de Contas da UniĂ£o (TCU) recebeu um ofĂcio do general Addelson Robbi, apontando possĂveis fraudes em contratos milionĂ¡rios firmados pelo ExĂ©rcito Brasileiro.
Conforme o documento, o general enfatizou que continuar negĂ³cios com empresas sob suspeita pode comprometer seriamente a confiança pĂºblica nas ações da administraĂ§Ă£o militar.
De acordo com publicaĂ§Ă£o a revista Sociedade Militar, logo no inĂcio, o ExĂ©rcito questionou a autenticidade de um atestado de capacidade tĂ©cnica apresentado pela empresa M R Confecções.
Tal empresa havia sido contratada para fornecer uma ampla gama de produtos, como camas, mochilas, Ă³culos, barracas e coldres.
Ainda segundo a informaĂ§Ă£o, as investigações preliminares identificaram que empresas relacionadas Ă M R Confecções tambĂ©m haviam sido beneficiadas com contratos de grande porte.
Dessa maneira, levantando suspeitas ainda maiores sobre prĂ¡ticas fraudulentas.
Contratos sob suspeitas
Assim, em resposta Ă s revelações feitas por diversas reportagens, o ExĂ©rcito tomou medidas rĂ¡pidas, suspendendo os contratos que estavam sob suspeita.
Ao mesmo tempo, o MinistĂ©rio PĂºblico Militar iniciou uma investigaĂ§Ă£o, com apoio do Tribunal de Contas da UniĂ£o, para apurar a extensĂ£o das irregularidades.
Dessa forma, o general Robbi assegurou que o ExĂ©rcito adota controles mais rigorosos para evitar a participaĂ§Ă£o de empresas que utilizam atestados emitidos por outras do mesmo grupo empresarial.
Com isso, reforçando o compromisso com a transparĂªncia e a legalidade na administraĂ§Ă£o militar.
Leia mais
Com prostitutas, militares comemoram fraudes no Exército em Manaus
EvidĂªncia
Nesse sentido, apesar das ações corretivas, a empresa M R Confecções venceu novos lotes em uma licitaĂ§Ă£o recente, o que mantĂ©m o caso em evidĂªncia.
Como resultado, as investigações continuam a ser aprofundadas, com o objetivo de esclarecer todos os pontos e garantir que possĂveis fraudes sejam combatidas.
Desse modo, o general Robbi destacou que esses esforços sĂ£o fundamentais para proteger a integridade das aquisições pĂºblicas e preservar a reputaĂ§Ă£o do ExĂ©rcito Brasileiro perante a sociedade.
Assim sendo, a anĂ¡lise sobre os contratos e as empresas envolvidas segue em ritmo acelerado, com o Tribunal de Contas da UniĂ£o buscando identificar responsĂ¡veis e aplicar as medidas cabĂveis.
*Com informações da revista Sociedade Militar.
Foto: reproduĂ§Ă£o