Susam assume gestão do hospital Francisca Mendes por 90 dias

Até 4 de junho a gestão é compartilhada com a Unisol

Hospital

Publicado em: 30/05/2020 às 18:22 | Atualizado em: 30/05/2020 às 18:22

A Secretaria de Saúde (Susam) decidiu hoje (30) que a partir da próxima semana assumirá a administração total do hospital universitário Francisca Mendes. De acordo com decisão anunciada pela secretária da pasta, essa gestão será por 90 dias, prorrogável por igual período.

O anúncio saiu como resultado de reunião da Susam com empresas médicas que atuam no hospital. Nesse encontro foram discutidos novos termos de contratação dessas empresas para dar garantir continuidade dos serviços à população.

De conformidade com a secretaria, essa gestão já é compartilhada com a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) desde o final do ano passado.

Consoante aditivo firmado entre Susam e Unisol, o período dessa cogestão é de seis meses, com encerramento no próximo dia 4 de junho.

De acordo com a secretária Simone Papaiz, o objetivo agora é dar ao Francisca Mendes novo formato de gestão, moderno e eficiente.

“Vamos realizar essa transição enquanto trabalhamos no edital para contratação de uma organização social de saúde para administrar o hospital”.

 

Leia mais

Susam presta contas a órgãos públicos de ações contra coronavírus no interior

Mesmo modelo do Delphina

Ela explicou que o governo quer o mesmo modelo de gestão implantado no hospital Delphina Aziz, por uma organização terceirizada.

Conforme Simone, esse modelo é vantajoso “por ser mais econômico e produzir melhores resultados”. Essa questão, contudo, será discutida no Conselho Estadual de Saúde e com demais interessados, segundo ela.

O hospital, na zona norte de Manaus, integra a rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde) como centro de referência de alta complexidade em cardiologia e suas subespecialidades.

Além disso, presta tratamento em neurologia e neurocirurgia e é certificado como hospital de ensino.

 

Foto: Divulgação/Secom