STF determina competĂªncia exclusiva para julgar juĂ­zes e promotores

A medida foi definida para ser aplicada por todos os juĂ­zes do paĂ­s em casos semelhantes

PrisĂ£o de deputado que nĂ£o usa mĂ¡scara deve receber aval do STF

Publicado em: 18/11/2020 Ă s 18:35 | Atualizado em: 18/11/2020 Ă s 18:40

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) que a Corte tem competĂªncia exclusiva para julgar recursos contra atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do MinistĂ©rio PĂºblico (CNMP).

Entre as principais atribuições dos conselhos estĂ£o a puniĂ§Ă£o de juĂ­zes e promotores e a fiscalizaĂ§Ă£o dos gastos dos tribunais de Justiça e dos Ă³rgĂ£os do MinistĂ©rio PĂºblico.

Com a decisĂ£o, a aplicaĂ§Ă£o de punições e outras decisões dos conselhos somente poderĂ£o ser contestadas no Supremo.

Todos os casos concretos que estĂ£o em tramitaĂ§Ă£o no paĂ­s devem ser encaminhados para julgamento pelo STF.

Antes do entendimento dos ministros, decisões judiciais de magistrados de primeira e segunda instĂ¢ncias suspendiam as determinações dos conselhos, que somente tĂªm atribuições administrativas.

Por maioria de votos, a Corte entendeu que autorizar a possibilidade de anulaĂ§Ă£o das decisões dos conselhos pelas instĂ¢ncias inferiores subverte a hierarquia entres os Ă³rgĂ£os da Justiça.

A seguinte tese foi definida para ser aplicada por todos os juĂ­zes do paĂ­s em casos semelhantes: “É competĂªncia exclusiva do STF processar e julgar originariamente todas as ações ajuizadas contra decisões do CNJ e do CNMP, proferidas no exercĂ­cio de suas competĂªncias constitucionais”.

Fonte: AgĂªncia Brasil

 

Leia mais

Ministro do STF reafirma posiĂ§Ă£o para traficante seguir solto

 

 

Foto: Marcello Casal/AgĂªncia Brasil