Solidariedade no Amazonas está sob intervenção paulista
Intervenção decretada por Paulinho da Força tira amazonenses da direção do partido e coloca oito paulistas

Neuton Correa
Publicado em: 17/06/2025 às 06:00 | Atualizado em: 17/06/2025 às 07:53
O partido Solidariedade no Amazonas está sob intervenção. Todos os quadros regionais da sigla foram sacados de seus postos. Uma comissão interventora assumiu o partido desde o último dia 5 de junho.
Mas decisão do presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, provocou reações de estranhamentos. É que, entre os interventores, não há nenhum membro do partido com história no Amazonas.
Por exemplo, eles citam que Luiz Antônio Adriano da Silva, secretário-geral nacional, que agora responde pela presidência do Solidariedade-AM, tem domicílio eleitoral em São Paulo.
Apesar da forma como foi feita, a intervenção na legenda no Amazonas já era esperada. A disputa pela direção regional da sigla já era realidade interna. Mas ela veio a público nas vésperas das eleições no ano passado.
Isso aconteceu quando o vereador Elissandro Bessa tentou assumir a presidência do partido. Ele iria levar o partido para o arco de aliança pró-Roberto Cidade (União). Para assumi-la, porém, o parlamentar teria que derrubar o ex-deputado federal Bosco Saraiva, superintende da Suframa.
Este, resistiu ao golpe, deixou um preposto, o sindicalista Vicente Filizola, que tinha mandato até fim de março.
Leia mais
Presidente do Solidariedade entra na lista vermelha da Interpol
Foto: Agência Câmara