Sindicato diz que David fez “festa midiĂ¡tica” com dinheiro federal

Publicado em: 29/08/2017 Ă s 06:45 | Atualizado em: 29/08/2017 Ă s 06:46
O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom) emitiu uma nota pĂºblica ontem Ă noite chamando de “festa midiĂ¡tica” o evento organizado pelo governador interino David Almeida (PSD) para anunciar o pagamento de abono aos professores da Seduc com verba do Fundo de ManutenĂ§Ă£o e Desenvolvimento da EducaĂ§Ă£o BĂ¡sica e de ValorizaĂ§Ă£o dos Profissionais da EducaĂ§Ă£o (Fundeb).
A entidade critica a forma como o dinheiro federal chegarĂ¡ aos professores. Diz que o recurso deveria ter sido incorporado ao salĂ¡rio da categoria e que abono significa que o governador nĂ£o cumpriu com suas obrigações.
“Pagamento de abono com recursos do Fundeb sĂ³ ocorre quando o governante nĂ£o cumpre com suas obrigações, quando nĂ£o respeita e nĂ£o valoriza os profissionais do magistĂ©rio atravĂ©s dos salĂ¡rios”.
A nota diz, textualmente, que o governo tentou enganar os professores, indaga a razĂ£o pela qual David Almeida nĂ£o enviou para o Legislativo projeto de reajuste salarial e lamenta que a festa terminarĂ¡ em trĂªs meses para o servidores do magistĂ©rio estadual e nĂ£o terĂ¡ representaĂ§Ă£o na vida futura da categoria.
“O reajuste salarial irĂ¡ para nossa aposentadoria, para os cĂ¡lculos das fĂ©rias e do dĂ©cimo terceiro, e contempla a todos os profissionais, estando estes na ativa ou aposentados. O abono nĂ£o. O abono serĂ¡ “torrado” em 3 meses, visto que os salĂ¡rios estĂ£o totalmente defasados, e depois?”.
Leia abaixo a nota da Asprom
A RESPEITO DOS RECURSOS DO FUNDEB E DO ABONO ANUNCIADO PELO DAVID ALMEIDA.
O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus-ASPROM/SINDICAL vem se posicionar e esclarecer a categoria dos professores e pedagogos a respeito da “festa midiatica” do anĂºncio de pagamento de abono com recursos do Fundeb.
Os recursos do Fundeb devem ser gastos com valorizaĂ§Ă£o do profissional do magistĂ©rio atravĂ©s da garantia do pagamento dos salĂ¡rios, de necessĂ¡rios reajustes salariais e de possĂveis aumentos reais de salĂ¡rios (nĂ£o podendo ser gasto para estas finalidades menos do que 60% do total de recursos disponĂveis, mas podendo ser usado atĂ© 100% dos recursos para estas mesmas finalidades) e, secundariamente, para manutenĂ§Ă£o da educaĂ§Ă£o (nĂ£o podendo estes gastos ultrapassarem 40% dos recursos disponĂveis).
Somente no caso do Governante nĂ£o cumprir com a sua obrigaĂ§Ă£o de valorizar o professor (nĂ£o pagando seu salĂ¡rio, nĂ£o fazendo o reajuste salarial e nĂ£o aplicando aumento real nos salĂ¡rios) Ă© que a lei, para evitar que o recurso seja desviado, determina que a sobra seja distribuĂda para a categoria, em forma de abono.
Para ficar mais claro: nĂ£o existe recurso do Fundeb destinado especificamente para pagamento de abono aos professores.
Pagamento de abono com recursos do Fundeb sĂ³ ocorre quando o governante nĂ£o cumpre com suas obrigações, quando nĂ£o respeita e nĂ£o valoriza os profissionais do magistĂ©rio atravĂ©s dos salĂ¡rios.
Desta maneira, os recursos do Fundeb devem ser usados para manter, reajustar e aumentar os salĂ¡rios dos professores.
Agora fazemos a pergunta: porque o Governador David Almeida, ao invĂ©s de ficar fazendo “festa mediĂ¡tica” com esse anĂºncio de abono, nĂ£o manda para a Assembleia Legislativa o projeto de reajuste salarial correspondente Ă nossa Data-base?
NĂ³s, do ASPROM/SINDICAL, sempre denunciamos a mentira do Governo de que nĂ£o tinha dinheiro para pagar o reajuste salarial da categoria. Nunca demos credibilidade ao Governo. SabĂamos que o Governo queria nos enganar.
Por isso, no dia 23/06/17, convocamos a categoria para discutir e decidir pela GREVE, mas, infelizmente, a categoria nĂ£o abraçou a causa.
Bem, agora estĂ¡ provado que nĂ³s do ASPROM/SINDICAL estĂ¡vamos certos.
NĂ³s nĂ£o somos contra o pagamento de abonos Ă categoria, porĂ©m nĂ£o achamos correta a negaĂ§Ă£o do direito ao reajuste salarial. Entendemos que Ă© ilegal, imoral e desrespeitosa a decisĂ£o dos governantes de deixar os professores sem o seu merecido reajuste.
Vale refletir o por quĂª de a categoria nĂ£o exigir o pagamento da Data-base. Porque nĂ£o exige o pagamento do reajuste salarial? Porque se contenta com a migalha do abono?
O reajuste salarial irĂ¡ para nossa aposentadoria, para os cĂ¡lculos das fĂ©rias e do dĂ©cimo terceiro, e contempla a todos os profissionais , estando estes na ativa ou aposentados. O abono nĂ£o.
O abono serĂ¡ “torrado” em 3 meses, visto que os salĂ¡rios estĂ£o totalmente defasados, e depois?
Continuaremos com os salĂ¡rios congelados com valores de 2014. E esse congelamento serĂ¡ de 20 anos, pela lei do presidente biĂ´nico Michel Temer.
Diante disso tudo, Ă© que dizemos que nĂ£o estamos satisfeitos com a “pirotecnia” do Governador David Almeida.
Que nossa categoria deveria ter a força e a coragem de exigir do Governador o nosso reajuste salarial correspondente aos 3 anos de congelamento.
E que, com profunda tristeza, vemos que, ao invés da categoria se revoltar ao descobrir que tem dinheiro e que foi enganada, a maioria dos professores bate palmas para as migalhas dos governantes.
NĂ³s, do ASPROM/SINDICAL, estaremos sempre de prontidĂ£o para a hora que nossa categoria resolver ter coragem de lutar pelos seus direitos e interesses.
Pois, temos clareza que nenhuma Diretoria conquista nada sozinha.
Quem conquista Ă© a categoria, quando estĂ¡ consciente de sua força e se organiza no seu sindicato para vencer seus inimigos.
Estaremos sempre juntos.
A DIRETORIA.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o