Serafim Corrêa e Amom Mandel podem estar juntos em 2026
Reunião realizada ontem discutiu formação de federação entre PSB e Cidadania, partidos de Serafim Corrêa e Amom Mandel

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 16/08/2025 às 07:09 | Atualizado em: 16/08/2025 às 07:09
Uma articulação que vem sendo costurada desde o início do ano deu ontem importante passo antes da definição final. Essa articulação pode colocar juntos nas eleições do ano que vem os partidos PSB e Cidadania.
A possibilidade de estarem juntos deverá se dar por meio de composição de uma federação reunido as duas siglas.
O passo em questão ocorreu em encontro entre dirigentes dos dois partidos, em Brasília. A conversa foi revelada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
“Hoje é um dia importante, pois seguimos avançando na construção do Manifesto que dará base à futura Federação entre o @psbnacional40 e o @23cidadania, um passo estratégico para fortalecer o campo democrático e progressista no Brasil”, escreveu Siqueira, em seu perfil no X.

Se a federação se confirmar, e há grandes chances, o ex-deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), secretário de Estado de Desenvolvimento, e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) poderão estar juntos numa mesma chapa.
Pelo que tudo indica eles serão os principais nomes dessa federação em chapa de deputado federal.
Ex-fenômeno
Para Amom Mandel, a federação pode lhe garantir a reeleição. Sozinho, ele corre risco de ter grande votação e não conseguir renovar o mandato. É uma situação diferente de 2022, quando foi o deputado federal mais votado com 14,49% dos votos, o dobro do segundo colocado, que foi o Capitão Alberto Neto, que teve 7,42% dos votos do pleito.
Com esses votos, ele fez a votação suficiente de sua legenda para se eleger, sem depender de ninguém nem de outro partido. Mas Mandel era a grande novidade daquele pleito, o novo, o diferente.
No entanto, quatro anos depois, há mudança no contexto político. Ele já não lhe lidera as pesquisas eleitorais, ainda que apareça bem. Os eleitores circunstanciais que costumam descarregar votos em políticos anti-sistema se deslocam agora na direção do Sargento Salazar, vereador de Manaus, que lidera as pesquisas.
O deputado Amom poderia se socorrer em partidos que têm bancada, mas uma eventual filiação dele em outra sigla forte pode significar a perda de mandato para quem já está na legenda.
Nesse cenário, Amom precisa de uma chapa, de parceiros, de legenda ou de uma federação, como a que se forma.
Serafim Corrêa
Nesse sentido, Amom Mandel não ganharia apenas uma federação. De saída, ele ganha Serafim Correa, que já disse que pretende ser candidato a deputado federal em 2026. Serafim já foi vereador de Manaus, deputado estadual e prefeito da cidade.
Ainda que essa federação pareça melhor para Amom, Serafim também pode ter vantagens, além da possibilidade de vir a ser deputado federal e fortalecer à esquerda, o campo progressista, no Congresso Nacional. Por exemplo, ele pode também ajudar a eleger Marcelo Serafim, seu filho, que há muito sonha com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Fotos: Divulgação