Senadores do AM levam a plenário decreto das bicicletas da ZFM

Assinada ainda pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), a proposta põe fim à redução da alíquota do Imposto de Importação (II) do meio de transporte

senadores, am, decreto, bicicletas, zfm

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/03/2021 às 20:59 | Atualizado em: 11/03/2021 às 20:59

Um projeto de decreto legislativo da bancada do Amazonas no Senado foi apresentado hoje (11) e já está pautado para votação em plenário na próxima terça (16).

O objetivo é suspender decisão da Presidência da República de reduzir a alíquota do Imposto de Importação de bicicletas no país.

Trata-se de medida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que atinge o setor de duas rodas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Com base em resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, o imposto cai até o final do ano de 35% para 20%.

Mas, a medida não prejudica só a indústria do setor da ZFM, o maior parque de bicicletas da América Latina, que gera cerca de 5 mil empregos. Há também quase 400 empresas do segmento no país, com 20 mil trabalhadores. 

Segundo o senador Omar Aziz (PSD), coordenador da bancada do Amazonas no Congresso, Bolsonaro está tirando empregos do Brasil para gerar no exterior, principalmente no sudeste asiático.

Ele é um dos três senadores do Amazonas que assinam a proposta de decreto, depois que o Ministério da Economia não deu resposta ao pedido da bancada para revisão da medida.

Com Aziz assinam a proposta os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB). O primeiro é o autor do texto.

De acordo com ele, o presidente da casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiou o ato do Amazonas, assim como outros líderes partidários.

Foto: divulgação