Senador do PT diz que Manaus fez parte de um experimento de Bolsonaro
A manifestação do senador Humberto Costa (PT-PE) foi na CPI da covid, no Senado. A Comissão Parlamentar de Inquérito ouve, nesta terça-feira (15), o ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcelo Campello

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 15/06/2021 às 14:16 | Atualizado em: 16/06/2021 às 09:12
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (15), na CPI da covid, que Manaus foi uma espécie de experimento para o governo federal no auge da pandemia de coronavírus.
O petista justificou a afirmação com algumas ponderações: disse que o governo acreditou que cloroquina seria capaz juntamente com outros medicamentos de promover um tratamento precoce e diminuir o número de pessoas acometidas com a doença assim como a redução da quantidade de mortes.
“Tenho convicção de que por essa razão os esforços para garantir o mínimo necessário para o enfrentamento da pandemia, em Manaus, não foram feitos”, declarou senador pernambucano.
Leia mais
Ocupação em UTI por covid no AM volta à casa de 60% após 50 dias
Humberto Costa disse que tudo se confirma pelo empenho do presidente
da República para derrubar o decreto com as medidas protetivas que poderiam ter feito diferença nesse período crítico da pandemia em Manaus e em todo o Amazonas.
O senador do PT também citou as informações desencontradas do ex-ministro Pazuello sobre a data que recebeu informações sobre falta de oxigênio em Manaus.
Segundo Costa, no inquérito do SFT, com denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Pazuello disse que recebeu a informação em 7 de janeiro, mas na CPI falou que foi informado no dia 10 de janeiro.
O que demonstra que o ex-ministro teria faltado com a verdade e, por conta disso, houve demora para promover o socorro aos manauaras.
“Portanto, temos um governo que quando Manaus estava pedindo oxigênio, ele mandou cloroquina para ser utilizado pela população, fazendo todo um trabalho para convencer os médicos da atenção básica a fazerem a prescrição desse medicamento”, comentou o parlamentar.
O senador Humberto Costa disse que relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), tem “pano para as mangas” para poder dar uma resposta à população do Amazonas, de Manaus e a todo o povo brasileiro.
“Não temos dúvida de que a população do Amazona sofreu muito com aquela tragédia, por isso, a CPI precisar dar uma resposta a toda a população amazonense porque Manaus foi parte de um sofrimento coletivo nacional”, concluiu o senador do PT de Pernambuco.
Foto: Reprodução