Salazar sofre revés no TRE-AM por vídeo com propaganda irregular

Desembargadora vê indícios de propaganda antecipada negativa em vídeo com IA e fixa multa por descumprimento

Sumariamente, juiz absolve Salazar de crime de assassinato

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/07/2026 às 16:21 | Atualizado em: 09/07/2026 às 16:21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinou nesta quinta-feira (9 de julho) que o vereador Alexandre Salazar (PL) retire de suas redes sociais um vídeo produzido com inteligência artificial e cenas de violência simulada.

A decisão liminar atende a uma representação de Wilson Lima e da Federação União Progressista, que apontam propaganda eleitoral antecipada negativa.

As publicações, feitas no Instagram e no Facebook, têm como alvos o governador Roberto Cidade (União Brasil), o ex-governador Wilson Lima (Uniãoa Brasil) e o ex-prefeito David Almeida (Avante). Segundo a ação, o conteúdo associa os agentes políticos ao uso de armas de fogo por meio de imagens manipuladas.

Ao conceder a liminar, a desembargadora Nélia Caminha Jorge afirmou que os documentos apresentados “evidenciam, em princípio, a existência das publicações impugnadas”.

A magistrada entendeu que o material associa potenciais candidatos a um “contexto de violência simulada” e destacou o risco de ampla disseminação nas redes sociais. Conforme a decisão, “encontra-se presente o perigo de dano, tendo em vista a elevada capacidade de disseminação das publicações veiculadas”.

O que determina a liminar

Salazar fica proibido de publicar ou compartilhar novamente o conteúdo, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 100 mil. O Facebook deverá tornar os vídeos indisponíveis em até 24 horas.

O vereador apresentará defesa antes do julgamento do mérito pelo TRE-AM.

Leia a decisão na íntegra.

Saiba mais em AM Post.

Foto: Eder França/CMM